Notícias

Parceria Iveco e Senai-MG mobiliza 60 mil alunos para criar soluções contra emissões poluentes

Iniciativa da Iveco em parceria com o Senai-MG une educação e inovação para desenvolver soluções sustentáveis na indústria automotiva

Redação

21 de ago, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco, Senai
Programa vai mobilizar 60 mil alunos de diferentes modalidades do Senai em Minas Gerais
Crédito:Iveco/Divulgação

O Iveco Group e o Senai-MG lançaram um programa que vai mobilizar 60 mil alunos de diferentes modalidades em Minas Gerais na criação de soluções voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa. Conforme anunciado pelos idealizadores do projeto, a iniciativa combina educação técnica e inovação aplicada.

De acordo com Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. “Buscamos uma contribuição concreta para desenvolvimento de pessoas, processos, acelerar a descarbonização da mobilidade no Brasil e posicionar o País como referência em soluções industriais alinhadas aos compromissos do Acordo de Paris”, afirmou.

O programa mobilizará estudantes de diferentes unidades do Senai-MG, abrangendo modalidades como Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica de Nível Médio. Além disso, todos os alunos participarão do curso “Introdução à Descarbonização Industrial”, que aborda processos de produção menos poluentes e estratégias para reduzir emissões.

Etapas do programa e desenvolvimento de projetos

O programa está dividido em três fases. A primeira, chamada “Largada Sustentável”, ocorre de 7 a 21 de agosto e consiste em uma corrida de inovação aberta. Equipes multidisciplinares criam, desenvolvem e prototipam ideias para enfrentar o desafio da descarbonização das matérias-primas.

A segunda fase, “Oficina de Inovação”, de 25 de agosto a 19 de setembro, transforma as ideias mais promissoras em projetos estruturados. A terceira etapa, o Sprint Final, prevista entre 22 de setembro e 31 de outubro, acelera e refina os projetos, garantindo que estejam alinhados a critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.


Durante toda o programa, as equipes recebem orientação técnica para consolidar seus modelos de negócios (Canvas), elaborar pitches e construir protótipos. A avaliação será feita em nível estadual, com participação da equipe técnica do Senai e especialistas do Iveco Group.

Premiação e incentivo à educação

Os três projetos mais inovadores serão selecionados em uma transmissão ao vivo no Senai Horto, em Belo Horizonte, em 19 de novembro. Os vencedores receberão bolsas de estudo e terão a oportunidade de visitar o complexo da Iveco em Sete Lagoas, entre outras ações de incentivo à educação.

Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MG, destaca que o programa "é mais do que um programa educacional: engajamos e transformamos as pessoas em protagonistas da transformação sustentável, valorizando a formação técnica como motores da transição energética e industrial”.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião