O Iveco Group e o Senai-MG lançaram um programa que vai mobilizar 60 mil alunos de diferentes modalidades em Minas Gerais na criação de soluções voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa. Conforme anunciado pelos idealizadores do projeto, a iniciativa combina educação técnica e inovação aplicada.
- VEJA MAIS:
- Sudeste lidera roubos de cargas em 2025, mas tem queda nas ocorrências
- Futuro das vans das Mercedes-Benz é elétrico, aponta diretora da marca
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
De acordo com Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. “Buscamos uma contribuição concreta para desenvolvimento de pessoas, processos, acelerar a descarbonização da mobilidade no Brasil e posicionar o País como referência em soluções industriais alinhadas aos compromissos do Acordo de Paris”, afirmou.
O programa mobilizará estudantes de diferentes unidades do Senai-MG, abrangendo modalidades como Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica de Nível Médio. Além disso, todos os alunos participarão do curso “Introdução à Descarbonização Industrial”, que aborda processos de produção menos poluentes e estratégias para reduzir emissões.
Etapas do programa e desenvolvimento de projetos
O programa está dividido em três fases. A primeira, chamada “Largada Sustentável”, ocorre de 7 a 21 de agosto e consiste em uma corrida de inovação aberta. Equipes multidisciplinares criam, desenvolvem e prototipam ideias para enfrentar o desafio da descarbonização das matérias-primas.
A segunda fase, “Oficina de Inovação”, de 25 de agosto a 19 de setembro, transforma as ideias mais promissoras em projetos estruturados. A terceira etapa, o Sprint Final, prevista entre 22 de setembro e 31 de outubro, acelera e refina os projetos, garantindo que estejam alinhados a critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.
Durante toda o programa, as equipes recebem orientação técnica para consolidar seus modelos de negócios (Canvas), elaborar pitches e construir protótipos. A avaliação será feita em nível estadual, com participação da equipe técnica do Senai e especialistas do Iveco Group.
Premiação e incentivo à educação
Os três projetos mais inovadores serão selecionados em uma transmissão ao vivo no Senai Horto, em Belo Horizonte, em 19 de novembro. Os vencedores receberão bolsas de estudo e terão a oportunidade de visitar o complexo da Iveco em Sete Lagoas, entre outras ações de incentivo à educação.
Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MG, destaca que o programa "é mais do que um programa educacional: engajamos e transformamos as pessoas em protagonistas da transformação sustentável, valorizando a formação técnica como motores da transição energética e industrial”.