A Paccar Parts, divisão de peças do Grupo Paccar, que no Brasil congrega a marca DAF Caminhões, inaugurou na quinta-feira (23) um novo Centro de Distribuição. A empresa investiu R$ 100 milhões na construção do espaço, que ocupa uma área de 16 mil m² em Ponta Grossa (PR). Outros R$ 100 milhões foram investidos no estoque de peças. O que vai permitir 99% de disponibilidade de peças tanto da marca Paccar Parts como da TRP (divisão de multimarcas do Grupo).
O novo centro de distribuição tem capacidade de instalação seis vezes maior em comparação ao antigo espaço. E vai se somar aos outros 18 centros de distribuição que o grupo Paccar mantém nos mercados em que atua.
O centro de distribuição do Brasil conta com nove mil peças. E a Paccar estima encerrar 2021 com aproximadamente 20 mil itens. A capacidade total do CD é de até 50 mil peças.
Publicidade
Presença da TRP
Diretor da Paccar Parts Brasil, Carlos Tavares explica que a marca TRP está crescendo a três dígitos ano a ano. Bem como as vendas de peças DAF, que estão conectadas ao volume da frota circulante.
Vale ressaltar que no início deste mês, a DAF celebrou as vendas dos 10 mil caminhões no País desde a inauguração de sua fábrica em 2013. A DAF é a terceira marca de caminhões pesados mais vendidos do Brasil. Tem 8,7% de participação nesse segmento no mercado, segundo dados da Fenabrave.
"Também estamos dobrando a nossa frota circulante ano a ano. Em 2013 produzíamos um caminhão por dia. E hoje são fabricadas 20 unidades diárias", completa o diretor da Paccar Parts Brasil.
Tavares reconhece que as vendas de peças da TRP vêm ganhando maior participação. "Já atingimos um pico de 41% de participação da TRP em vendas. No mês passado elas atingiram 37% de participação. E estamos mantendo essa média".
A divisão TRP, além de oferecer peças para caminhões de todas as marcas, também possui itens direcionados a implementos rodoviários. Para o segundo semestre, a Paccar Parts vai lançar kits de reparo para motor e transmissão.
O novo centro de distribuição vai atender 32 concessionários e uma loja de peças da marca TRP, localizada em Estreito (MA). A previsão é inaugurar, em breve, mais duas unidades. Mas a Paccar ainda não dá detalhes de onde serão inauguradas essas lojas e quando.
Com a abertura dessas lojas, o grupo quer expandir o volume de vendas. Mas não tem a intenção de revender as peças TRP por meio de outros distribuidores.Tavares explica que essa decisão foi tomada com intuito de garantir a qualidade no atendimento ao cliente.
Outra ferramenta é o DAF Webshop. Um site de compra de peças da Paccar Parts e TRP. Por ele, o cliente compra as peças pela internet diretamente com os concessionários da marca. Pela plataforma, a pesquisa de peças pode ser feita de forma visual (por meio de desenhos técnicos). Assim é possível encontrar o item exato e saber como fazer a correta aplicação.
Volume de peças importadas
Como 60% das peças vêm da Europa, a Paccar Parts trabalha com dois meses de estoque para evitar possíveis desabastecimentos. E para ajudar nesse processo, a companhia conta com uma ferramenta capaz de averiguar o estoque dos concessionários. Dessa forma é possível planejar a demanda futura com cinco semanas de antecedência.
Mesmo com o grande volume de peças importadas, o diretor da Paccar Parts explica que não sentiu os impactos da desvalorização do real frente ao dólar. Por ser uma marca global, o grupo se antecedeu e negociou grandes volumes com seus fornecedores.
"Conseguimos negociar e retardamos alguns reajustes nos valores de peças. E em outros casos conseguimos descontos. E repassamos isso para a rede, tanto para peças DAF como as da marca TRP", explica o diretor.
Estrutura do novo CD Paccar Parts
Para aumentar a eficiência operacional, o novo centro de distribuição possui equipamentos selecionadores de estoque com balanças integradas, sistema de gerenciamento de armazém totalmente online e com código de barras. E um sistema de transporte automatizado em esteiras para agilizar o atendimento dos pedidos.
A nova instalação conta também com um centro de treinamento, que permitirá a realização de reuniões e treinamentos com os representantes da rede de concessionárias, frotistas, fornecedores e funcionários.