Notícias

Ônibus elétricos BYD de dois andares chegam ao Chile

Com autonomia de 280 km e tempo de recarga de cerca de 2 horas, os ônibus elétricos de dois andares podem levar 100 passageiros

Aline Feltrin

28 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

ônibus elétricos de dois andares
Os ônibus elétricos de dois andares foram feitos com um design que ajuda a proporcionar mais autonomia
Crédito:Divulgação/BYD

A Inglaterra anunciou recentemente que seus ônibus de dois andares terão versões elétricas. Contudo, esse avanço não é exclusividade da Europa. Assim, a América Latina também contará com essa opção. A BYD, fabricante chinesa de veículos eletrificados, forneceu ônibus elétricos de dois andares que farão parte do sistema RED Mobility, no Chile. Serão 10 unidades do BYD B12C01.

LEIA MAIS

Veja caminhões com desenho bizarro + bônus
Motorhome de caminhão 8x8 para levar mísseis tem preço de quase R$ 10 mi
Venda de pneus de carga cai 10,4% no Brasil em julho


Publicidade

Conforme a BYD, os ônibus elétricos de dois andares têm desenho que contribui com a autonomia. Além disso, as baterias podem receber carga complete em cerca de 2 horas. De acordo com a fabricante chinesa, a autonomia chega a 280km.

Capacidade para 100 passageiros

Entre as características internas do BYD B12C01, há 30 portas USB distribuídas na área de passageiros. Bem com wifi e ar-condicionado, entre outros mimos.

No total, 69 assentos estão distribuídos nos dois andares. Além disso, o ônibus tem seis assentos prioritários. Esses ônibus também incorporam um assento XL e uma área preferencial para cadeiras de rodas. Assim, a capacidade total é de 100 passageiros.


Os ônibus foram projetados especialmente para o sistema do Chile. Assim, têm 12,13 metros de comprimento e 4,17 metros de altura. Da mesma forma, o peso aproximado é de 16,5 toneladas. Conforme a BYD, a incorporação desses ônibus ao transporte público chileno visa aumentar o conforto das viagens e a capacidade do sistema.

O Chile passou a utilizar ônibus elétricos em sua frota em 2017, com dois modelos da BYD. Um ano depois, incorporou mais 100 unidades. Assim, trata-se da maior frota do tipo fora da China. Neste ano, o pais pretende ampliar a frota para 800 ônibus. Ou seja, incluindo os 10 elétricos de dois andares.

Deixe sua opinião