No ano passado, as fábricas de caminhões instaladas em solo brasileiro produziram 141,1 mil veículos, de acordo com a Anfavea. Embora o ranking mundial ainda não esteja definido, esse número deve manter o Brasil na sexta colocação nesse setor, entre o México e a Indonésia, como aconteceu em 2023. A OICA, organização que reúne dados globais da indústria automotiva, ainda não divulgou o balanço de 2024.
- VEJA MAIS:
- Implementos rodoviários: confira os principais tipos e para que servem
- Conheça os 10 caminhões mais potentes lançados em 2024
- Venda de caminhões elétricos cresce 46,34% no Brasil
Seja como for, esse número destaca a importância do mercado brasileiro e o motivo pelo qual o País abriga fábricas de algumas das principais empresas do setor. A Mercedes-Benz, por exemplo, produz caminhões em São Bernardo do Campo (SP) desde 1956, sendo a empresa mais longeva nesse segmento no território nacional. No entanto, não foi a primeira. Esse feito pertence à Ford, que iniciou a montagem de modelos T utilitários em São Paulo (SP), em 1909.
Posteriormente, entre as década de 1920 e 1940, chegaram os produtos da General Motors, International e FNM, marcas que já deixaram o Brasil. Mas outras fábricas chegaram e mantém até hoje um laço forte com a industrial nacional, movimentando uma importante cadeia produtiva e exportadora.
Publicidade
Atualmente, o Brasil conta com fábricas de caminhões da Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen, Volvo, Iveco e DAF. As linhas de montagem dessas empresas fabricam caminhões de diversos tipos e tamanhos, desde modelos leves com motores a diesel e elétricos até caminhões superpesados para mineração. Veja a seguir onde ficam essas plantas e quais veículos que elas montam.
Mercedes-Benz
Fabricante de caminhões há mais tempo instalada no Brasil, a Mercedes-Benz inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo em 28 de setembro de 1956. Hoje, essa planta finaliza todos os veículos da marca à venda no mercado brasileiro. Isso inclui as linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs. A linha de produção no ABC também monta motores a diesel e gás, chassis e componentes para ônibus.
A Mercedes-Benz também possui uma fábrica em Juiz de Fora (MG). De acordo com a montadora, a unidade realiza a soldagem e pintura de todas as cabinas de caminhões produzidas pela marca no Brasil.
Scania
Mais uma empresa com antiga presença no Brasil é a Scania, com uma fábrica em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 1962, foi primeira unidade industrial da montadora fora da Suécia. A planta, que no passado produziu alguns dos caminhões mais famosos do País, a linha 111s (o “Scania Jacaré”), hoje monta alguns dos produtos mais avançados da fabricante escandinava.
A fábrica da Scania no ABC finaliza os modelos pesados e extrapesados das séries R, G e P. O complexo da empresa na região metropolitana de São Paulo também produz motores de caminhões, ônibus, embarcações e para aplicações industriais. Além disso, a fábrica monta cabinas e chassis de ônibus.
Volvo
Outra empresa da Suécia, a Volvo também tem uma longa trajétoria no Brasil. A fábrica da empresa, em Curitiba (PR), está em atividade desde 1979. Atualmente, a unidade produz chassis e componentes de ônibus, motores e os caminhões médios, pesados e extrapesados da marca disponíveis no mercado nacional, as linhas FM, FMX e FH, o caminhão mais vendido no País há seis anos consecutivos.
A Volvo também produz em Pederneiras (SP) caminhões e equipamentos para construção pesada. A Volvo Construction Equipment, divisão do grupo sueco especializada em máquinas de grande produtividade, comanda a operação no interior de São Paulo.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Empresa líder no mercado brasil de caminhões, com mais de 31 mil unidades vendidas em 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) atua nesse segmento no Brasil desde 1979. No passado, a montadora teve fábricas em São Bernardo do Campo e em São Paulo. Em 1996, marca inaugurou a planta de Resende (RJ), que hoje concentra toda a produção nacional de veículos pesados da marca no País.
A fábrica fluminense da VWCO produz os caminhões leves da linha Delivery, incluindo a variante elétrica eDelivery, o modelo médio Constellation e o pesado Meteor. Além disso, a unidade monta caminhões vocacionais, motores e chassis para ônibus com motores a diesel e elétricos.
Iveco
Maior fabricante de caminhões da Itália, a Iveco tem uma base de produção brasileira, em Sete Lagoas (MG). A empresa ativou a linha de produção no Brasil no ano 2000. Atualmente, o complexo produz os caminhões leves e semipesados da linha Tector e o modelo pesado S-Way. Outro produto da montadora feito nesse local é o utilitário Daily, em versões furgão e chassi-cabine.
DAF
A última das fabricantes de caminhões que se instalou no Brasil foi a DAF, da Holanda. A empresa do grupo americano Paccar possui uma unidade industrial em Ponta Grossa (PR), em atividade desde 2014. A fábrica produz os modelos pesados das linhas XF e CF.