Encontrar objetos perdidos é comum para as 20 concessionárias que administram as rodovias de São Paulo. Conforme as empresas, os mais comuns são documentos e telefones celulares. Contudo, há também alguns objetos inusitados. Ou seja, desde produtos eróticos até partes de carros alegóricos.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), todos os itens são catalogados. Assim, é possível saber o local e a data em que foram localizados. Seja como for, é o setor de achados e perdidos que cuida disso.
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No caso de documentos pessoais, as concessionárias tentam entrar em contato com o proprietário. Assim, o objetivo é fazer a devolução rapidamente. Mas nem sempre isso é possível.
Veja como resgatar objetos perdidos em rodovias
Portanto, em geral, as concessionárias guardam outros tipos de objeto de 30 a 90 dias. Ou seja, o prazo varia de acordo com cada concessionária. Caso o dono não apareça, o item pode seguir para doação. Ou entregues às autoridades. No caso de itens perecíveis, o descarte é feito imediatamente.
O usuário que perdeu algum objeto na estrada deve entrar em contato com a concessionária responsável pelo trecho. A melhor forma para isso é por meio dos canais de atendimento, como o “Fale Conosco” ou a “Ouvidoria, pelo telefone 0800. Seja como for, deve informar o local, o horário e as características do objeto perdido. Veja aqui.