A Nvidia, especialista em computação gráfica e inteligência artificial, uniu forças com a Aurora, desenvolvedora de sistemas autônomos para veículos, e a Continental, fabricante de pneus e criadora de soluções para o setor automotivo, para formar uma parceria para produzir caminhões autônomos em larga escala.
A parceria visa equipar os caminhões com a plataforma Nvidia Drive Thor, um sistema em um chip (SoC), que a Aurora integrará ao Aurora Driver, seu software de direção autônoma. A Continental produzirá esse dispositivo em massa a partir de 2027, alcançando o nível SAE L4 de autonomia. Ou seja, será um veículo que dirige sozinho em determinadas condições, sem a necessidade de intervenção do motorista.
Chris Urmson, CEO da Aurora, comentou sobre a formação da nova colaboração: "Entregar um caminhão autônomo será monumental. Implantar milhares mudará a maneira como vivemos". Ele também destacou o impacto positivo que a experiência da Nvidia em computação terá na entrega de caminhões autônomos funcionais. “Eles fortalecerão nosso ecossistema de parceiros e nossa capacidade de entregar caminhões autônomos seguros e confiáveis para nossos clientes em escala.”
Publicidade
De acordo com Aruna Anand, presidente da divisão automotiva da Continental na América do Norte, a nova parceria abre uma nova frente de negócios para a companhia. "Nossa colaboração pioneira com a Aurora e a Nvidia posiciona a Continental na vanguarda dessa tecnologia de ponta e agregará valor ao nosso negócio."
Rishi Dhall, vice-presidente automotivo da Nvidia, destacou a importância de combinar esforços para o desenvolvimento de caminhões autônomos. “A combinação da plataforma Drive Thor da Nvidia com a avançada tecnologia de caminhões autônomos da Aurora e a expertise em fabricação e integração da Continental está pronta para ajudar a impulsionar o futuro dos caminhões autônomos, ajudando a tornar as estradas mais seguras e aumentando a eficiência operacional”
Caminhão autônomo com chip NVIDIA estreará no Texas
A Aurora, que está nos estágios finais de validação de seu sistema, planeja iniciar operações de caminhões autônomos no estado do Texas, nos Estados Unidos, em abril de 2025. Nesse ínterim, a Nvidia fornecerá a unidade de processamento central dos veículos com uma configuração dupla do SoC Drive Thor. A produção em massa do hardware de direção autônoma está prevista para começar em 2027, mas amostras do sistemas serão entregues no primeiro semestre deste ano.
- VEJA MAIS:
- ANTT atualiza regras dos pisos mínimos de frete: o que muda na prática?
- Caminhão híbrido da BYD rodou 1.138 km com apenas um tanque em teste na China
- Agrale entrega 128 viaturas Marruá ao Exército Brasileiro
Além disso, a Continental está desenvolvendo um sistema secundário para assumir o controle do caminhão caso ocorra uma falha no sistema principal do Aurora Driver.
O sistema de direção autônoma da Aurora inclui sensores, câmeras de alta resolução, radares de imagem e lidar de longo alcance. Ademais, um software com inteligência artificial controla o veículo.