Os novos Volvo FH já estão sendo produzidos no Brasil. Com isso, a linha que é feita na planta de Curitiba passa a ficar em dia com a oferecida na Europa. Os novos caminhões foram lançados no País em junho de 2021. Da fábrica paranaense também sairão os modelos destinados a exportações para outros países da região.
Há cerca de quatro anos, essa nova linha de caminhões Volvo foi lançada na Europa. De acordo com o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, trata-se de um dos mais importantes lançamentos da empresa. O volume de investimentos feitos no projeto comprova a afirmação.
Segundo informações da empresa, isso inclui boa parte do R$ 1 bilhão destinado à operação brasileira até 2022. As atualizações feitas na fábrica também entram nessa conta. Bem como a adaptação dos novos caminhões às necessidades da região. Conforme a marca, as primeiras unidades serão entregues antes do fim do ano.
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Novos Volvo FX cresceram e ganharam equipamentos
Conforme a Volvo, a nova linha FX traz vários aprimoramentos em relação à linha anterior. Em primeiro lugar, as linhas da cabine ficaram mais arredondadas. Nos caminhões FM e FMX, o espaço interno ficou 1 m³ maior no caso das versões com teto alto. Além disso, a área envidraçada cresceu 10%, de acordo com informações da marca.
Além disso, há vários novos recursos para o motorista. Nesse sentido, os caminhões têm quadro de instrumentos 100% digital e configurável. Ou seja, as informações podem ser organizadas de acordo com a necessidade da operação. Ou com as preferências do condutor. No mesmo sentido, há sistema multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque.
O dispositivo permite o espelhamento de smartphones. Bem como acesso a recursos de navegação e de telemetria. Também pode ser utilizado para reprodução de vídeos técnicos sobre o caminhão. Há ainda o I-See, nome da solução disponível em modelos da Volvo que visa, entre outras coisas, a redução do consumo de combustível.
Maior eficiência na produção
Para isso, o equipamento utiliza vários recursos eletrônicos. Como, por exemplo, o navegador GPS e programas do câmbio automatizado. Portanto, mesmo ao passar pela primeira vez por uma via, o sistema antecipa informações da topografia à frente. Assim, pode descer ou subir marchas de modo automático. Como resultado, a Volvo promete redução de até 5% no consumo de diesel.
Na fábrica de Curitiba, as principais atualizações dizem respeito à digitalização. Assim, há novos sistemas de controle nas linhas de produção de chassi, cabine, motor e transmissão. Portanto, dá para acompanhar detalhes de todas as partes do processo de montagem. Além disso, a unidade recebeu equipamentos mais modernos.
Agora, há apertadeiras eletrônicas em vez de pneumáticas, por exemplo. De acordo com a Volvo, isso melhorou a qualidade e precisão do aperto dos cerca de 4 mil parafusos presentes nos caminhões. Além disso, houve melhoria nas condições de trabalho dos operadores. Há ainda novos robôs que atuam na montagem do painel de instrumentos e no controle da aplicação de selante, entre outros.