Novos caminhões Volkswagen já estão à venda no Brasil

A nova linha de caminhões Volkswagen já está disponível no Brasil. Os modelos foram apresentados durante a edição do ano passado da Fenatran. E começam a chegar às mais de 150 concessionárias da marca no País.

Novos caminhões Volkswagen chegam às concessionárias
Crédito: VWCO/Divulgação

A nova linha de caminhões Volkswagen já está disponível no Brasil. Os modelos foram apresentados durante a edição do ano passado da Fenatran. E começam a chegar às mais de 150 concessionárias da marca no País. Há atualizações nas “famílias” Constelation, Delivery e MAN.

Entre os destaques, o Constellation 24.280 traz um novo câmbio automatizado, batizado de V-Tronic. Trata-de da caixa Eaton MHD, de dez marchas. De acordo com informações da fabricante, com a introdução da nova transmissão o consumo de diesel dos caminhões Volkswagen foi reduzido em até 3%.



O novo câmbio traz uma série de funcionalidades. Também de acordo com a fabricante, esses sistemas ampliam o conforto e a segurança durante a operação. Um dos exemplos é o assistente de partida em rampa. O sistema impede que o cavalo-mecânico retroceda em saídas íngremes.

Há ainda os sensores eletrônicos de inclinação, que garantem que o motor funcione sempre na faixa ideal de giro. Essa solução colabora para a redução do consumo de diesel.

Outra ferramenta bastante útil é o sistema de troca inteligente de marchas. Com isso a caixa de câmbio reduz ou “sobe” a marcha automaticamente, de acordo com parâmetros como a carga transportada, velocidade e inclinação da via.

O Delivery de 4 t, chega às lojas com motor de 160 cv, superior em 10 cv em relação ao antecessor

O Constellation 25.360 também ficou mais equipado. Agora o cavalo-mecânico traz itens como cabine-leito com teto alto e câmbio automatizado V-Tronic de 16 marchas. Há ainda acabamento Prime, mais sofisticado, e câmbio manual disponível entre os equipamentos opcionais.

Outras novidades são o para-choque pintado da mesma cor da carroceria, faróis auxiliares e espelho retrovisor principal com regulagem elétrica. O travamento das portas e o acionamento dos vidros também são elétricos. Há também rádio com toca-CDs, conexão por meio de Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

Entre os fora-de-estrada, destaque para o Constellation 32.360 com tração 8×4. Até então o cavalo-mecânico estava disponível em versão 6×4. De série há itens como o escapamento na vertical. Esse recurso é bastante útil em operações nos segmentos de terraplenagem, mineração e florestal, entre outros.

Caminhões Volkswagen estão mais equipados

A linha TGX passa a oferecer a opção com suspensão pneumática

O câmbio automatizado V-Tronic também é uma das novidade das versões 9.170 e 11.180 do Delivery. Trata-se da caixa sincronizada EAO-6106, de seis velocidades, fornecida pela Eaton. A última é overdrive – voltada à redução do consumo.

A linha Delivery também passa a contar com a nova versão 4.160. O modelo entra no lugar do Delivery 4.150. Nessa nova configuração, o motor é 10 cv mais potente.

A linha TGX da MAN passa a contar com suspensão pneumática no mercado brasileiro. O sistema é indicado principalmente para as operações de transporte de cargas sensíveis.

O equipamento passa a ser oferecido como opcional para o cavalo-mecânico TGX 28.440, na versão 6×2. Também pode ser incorporado aos modelos TGX 29.440 e 29.480 com tração 6×4.



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