A nova linha de caminhões Volkswagen já está disponível no Brasil. Os modelos foram apresentados durante a edição do ano passado da Fenatran. E começam a chegar às mais de 150 concessionárias da marca no País. Há atualizações nas "famílias" Constelation, Delivery e MAN.
Entre os destaques, o Constellation 24.280 traz um novo câmbio automatizado, batizado de V-Tronic. Trata-de da caixa Eaton MHD, de dez marchas. De acordo com informações da fabricante, com a introdução da nova transmissão o consumo de diesel dos caminhões Volkswagen foi reduzido em até 3%.
O novo câmbio traz uma série de funcionalidades. Também de acordo com a fabricante, esses sistemas ampliam o conforto e a segurança durante a operação. Um dos exemplos é o assistente de partida em rampa. O sistema impede que o cavalo-mecânico retroceda em saídas íngremes.
Publicidade
Há ainda os sensores eletrônicos de inclinação, que garantem que o motor funcione sempre na faixa ideal de giro. Essa solução colabora para a redução do consumo de diesel.
Outra ferramenta bastante útil é o sistema de troca inteligente de marchas. Com isso a caixa de câmbio reduz ou "sobe" a marcha automaticamente, de acordo com parâmetros como a carga transportada, velocidade e inclinação da via.
O Constellation 25.360 também ficou mais equipado. Agora o cavalo-mecânico traz itens como cabine-leito com teto alto e câmbio automatizado V-Tronic de 16 marchas. Há ainda acabamento Prime, mais sofisticado, e câmbio manual disponível entre os equipamentos opcionais.
Outras novidades são o para-choque pintado da mesma cor da carroceria, faróis auxiliares e espelho retrovisor principal com regulagem elétrica. O travamento das portas e o acionamento dos vidros também são elétricos. Há também rádio com toca-CDs, conexão por meio de Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
Entre os fora-de-estrada, destaque para o Constellation 32.360 com tração 8x4. Até então o cavalo-mecânico estava disponível em versão 6x4. De série há itens como o escapamento na vertical. Esse recurso é bastante útil em operações nos segmentos de terraplenagem, mineração e florestal, entre outros.
Caminhões Volkswagen estão mais equipados
O câmbio automatizado V-Tronic também é uma das novidade das versões 9.170 e 11.180 do Delivery. Trata-se da caixa sincronizada EAO-6106, de seis velocidades, fornecida pela Eaton. A última é overdrive - voltada à redução do consumo.
A linha Delivery também passa a contar com a nova versão 4.160. O modelo entra no lugar do Delivery 4.150. Nessa nova configuração, o motor é 10 cv mais potente.
A linha TGX da MAN passa a contar com suspensão pneumática no mercado brasileiro. O sistema é indicado principalmente para as operações de transporte de cargas sensíveis.
O equipamento passa a ser oferecido como opcional para o cavalo-mecânico TGX 28.440, na versão 6x2. Também pode ser incorporado aos modelos TGX 29.440 e 29.480 com tração 6x4.