A DAF Caminhões apresentará sua linha 2021 completamente renovada no Brasil no dia 18 de agosto. Além de atualizações na cabine, que passará a ser igual à vendida na Europa, a marca terá novas opções de caminhões no País. Fotos e vídeos dos novos modelos estão circulando na internet.
Na página dos fãs da DAF no Facebook, foram publicadas imagens dos caminhões XF105 com camuflagem. Esses disfarces servem para esconder detalhes do desenho. Os caminhões foram flagrados circulando perto da fábrica da DAF, em Ponta Grossa, no Paraná.
Além de lançar as novas cabines XF e CF no Brasil, a DAF ampliará sua linha de caminhões. Entre as novidades está o semi-pesado LF 4x2. O CF também ganhará versões de chassi-rígido com tração 8x2 para distribuição e 6x4 para uso em operações off-road.
Publicidade
Na edição de 2019 da Fenatran, a DAF expôs o CF85 rígido traçado e o LF com foco na distribuição. Os executivos da marca informaram que os dois modelos não seriam lançados naquele ano. O objetivo, segundo as mesmas fontes, era avaliar o interesse dos brasileiros em relação às novidades.
A versão rígida do DAF CF85 6x4 será focada no fora de estrada. O objetivo da marca é atender operações como construção civil e mineração, por exemplo. A versão 8x2 será destinada à distribuição. Esses caminhões são ideais para viagens de médias distâncias.
E estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso porque são mais baratos que os cavalos-mecânicos e podem atender bem esse tipo de operação. Tanto que todas as fabricantes em atividade no Brasil oferecem opções na categoria. A DAF é a única que ainda não está no segmento.
A linha de semi-pesados LF já circula no Brasil, mas como oficina-móvel da rede de concessionárias da DAF. O caminhão carrega uma oficina com equipamento completo. O objetivo é oferecer intervenções preventivas e corretivas onde o caminhão do cliente estiver.
DAF terá novos motores e cabine
Com a chegada da nova cabine, a linha da DAF oferecida no Brasil ficará em dia com os caminhões vendidos na Europa. A DAF não é a única fabricante a atualizar seus produtos. Scania, Iveco e Mercedes-Benz são algumas das marcas cujos caminhões vendidos no mercado brasileiro são iguais aos europeus.
O DAF XF foi totalmente renovado. No visual, a grade dianteira cresceu e o para-choque foi redesenhado. Há novos faróis com luzes de LEDs e faróis de milha atualizados. A parte superior da cabine, mais abaulada, deu aspecto mais moderno ao caminhão. As cabines do XF Space Cab, com 3,52 metros de altura e Super Space Cab, com 3,98 m, serão mantidas.
A linha atual XF é vendida no Brasil com motores de 460 cv, 510 cv e 520 cv de potência. No caso do cavalo-mecânico CF, há opções de 360 cv e 410 cv para a gama rodoviária. Para a versão off-road, a potência é de 460 cv.
Na nova geração, o XF terá motores com potências de 430 cv, 480 cv e 530 cv. Para a linha CF haverá motores de 410 cv, 440 cv e 450 cv de potência. Os modelos serão oferecidos nas configurações de tração 4x2, 6x2 e 6x4.
DAF XF conquistou clientes
A DAF ocupa a segunda posição em vendas no Brasil no segmento de caminhões pesados. O bom resultado é garantido pelo XF105. A fabricante de origem holandesa deixou para trás marcas tradicionais no mercado brasileiro, como Scania e Mercedes-Benz, por exemplo.
O XF está atrás apenas do Volvo FH no ranking de emplacamentos de caminhões pesados. No primeiro semestre de 2020, a marca vendeu 1.630 unidades do XF, segundo informações da Fenabrave. A DAF chegou ao Brasil em 2013 e atualmente tem 5% de participação de mercado.
Parte da boa fama do XF105 está relacionada ao bom torque oferecido pelo motor Paccar MX-13. O Estradão procurou a DAF para falar comentar a proximidade da chegada da nova geração de caminhões. A fabricante respondeu que não iria falar sobre o assunto.