A Tatra acaba de apresentar a próxima geração do Phoenix, sua linha de caminhões mais popular. Segundo a marca, essa gama oferece opções tanto para uso comercial quanto militar. Entre os destaques do novo modelo está a utilização de componentes fornecidos pela DAF, como cabine e motores.
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De acordo com a Tatra, a produção em série do novo Phoenix começa nos próximos meses, na Europa. Portanto, as primeiras unidades serão entregues aos compradores já no quarto trimestre de 2024. O Estradão pergunto ao pessoal da filial da Tatra no Brasil se e quando a nova linha seria vendida no País. Porém, não recebemos resposta até o fechamento desta reportagem.
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Seja como for, a matriz da Tatra, que fica na República Tcheca, informa que o desenvolvimento da nova geração começou em 2022. Assim como nas anteriores, há tração integral e a conhecida estrutura de tubo central. Porém, há novos componentes, como cabines, motores e transmissões, fornecidos por parceiros como DAF, ZF e Allison.
Cabine mais aerodinâmica
O novo Tatra Phoenix utiliza a cabine DAF XDC (da linha de caminhões para construção civil). Como resultado, o novo modelo tem maior área envidraçada que o anterior. Além disso, com a melhora da aerodinâmica, houve redução da resistência ao ar e, com isso, do consumo de combustível.
Conforme a Tatra, há opções de cabine curta e estendida, com e sem teto alto, bem como uma ou duas camas. Além disso, o painel é digital e a ergonomia da cabine foi aprimorada. De acordo com a marca, os novos controles foram simplificados e estão mais intuitivos. Além disso, há novos assentos, com várias posições de altura e profundidade.
No mesmo sentido, a Tatra caprichou na oferta de sistemas eletrônicos, também fornecidos pela DAF. Assim, há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de frenagem de emergência, por exemplo. Assim como aviso de ponto cego e câmeras no lugar dos espelhos. Alerta de saída involuntária de faixe e monitoramento de pressão dos pneus também estão no pacote.
Chassi exclusivo e trem de força moderno
A série Phoenix utiliza chassi Tatra com estrutura tubular central, na qual são montados os eixos de transmissão e diferenciais. Esse chassi tem semi eixos pendulares, suspensos a ar e móveis de forma independente.
Conforme a Tatra, entre as vantagens do sistema está a redução das vibrações. Como resultado, dá para desenvolver maior velocidade no off-road, graças à maior estabilidade de direção. Essa solução também reduz o desgaste de componentes e facilita a montagem da carroceria. Além disso, o centro de gravidade é mais baixo e há maior capacidade de carga útil.
Os caminhões Tatra de nova geração serão oferecidos em configurações com tração 4x4, 6x6, 8x8 e 8x6. Além disso, têm motores Paccar das séries MX-11, de 11 litros, com potências de 300 cv e 330 cv, e MX-13, de 13 litros, com 315 cv, 355 cv e 390 cv. O câmbio ZF Traxon automatizado é item de série. Porém, o comprador pode optar pela transmissão automática da Allison. A linha não tem mais caixa manual.