Lançamentos

Novo Fiat Fiorino 2022 chega com preço de quase R$ 100 mil

Novo Fiat Fiorino traz desenho atualizado, novos sistemas de segurança e motor 1.4 flexível mais econômico e que atende o Proconve L7

Andrea Ramos

03 de dez, 2021 · 7 minutos de leitura.

Fiat lança a Nova Fiorino no Brasil
Fiat lança a Nova Fiorino no Brasil
Crédito:Fiat/Divulgação
Fiat lança a Nova Fiorino no Brasil

A Fiat está lançando a linha 2022 do Fiorino. O furgão compacto produzido em Betim (MG) ganhou visual atualizado, mais itens de série e motor até 11,8% mais econômico. Segundo a Fiat, o 1.4 Evo flex atende as normas L7 (equivalentes à Euro 6). O modelo, que tem versão única, batizada de Endurance 1.4, tem preço sugerido de R$ 99.900.

De acordo com a marca, o Fiat Fiorino 2022  vem com controles eletrônicos de tração e estabilidade de série. O sistema utiliza sensores que detectam situação de risco. Assim, atuam no freio e no acelerador para garantir que o motorista mantenha o furgão sob controle.

LEIA TAMBÉM: Utilitários elétricos da Citroën e da Peugeot chegam ao Brasil

Além disso, há assistente de partida em rampa (Hill Holder). O sistema facilita a partida em rampas, como saídas de semáforos. Bem como manobras em marcha a ré. Trata-se de um ótimo aliado sobretudo com o furgão carregado.

Desenho do Novo Fiorino mudou

Do mesmo modo, o utilitário traz atualizações no desenho. Na dianteira, há novos faróis, mais afilados e com máscara negra. Eles são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô, que também foram redesenhados. Além disso, há protetores nas laterais para evitar pequenas avarias no dia a dia.

Na cabine, o painel foi completamente reformulado. Agora, há saídas de ar-condicionado retangulares. O novo painel inclui computador de bordo com seis funções. Bem como conta-giros e hodômetro parcial digital. Por sua vez, o volante tem regulagem de altura de série. Além disso, há 13 compartimentos que somam 18,3 litros de capacidade. Segundo a Fiat, esse volume é 10% maior que no modelo anterior.

Conforme a Fiat, o novo Fiorino também vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado e banco do motorista com regulagem de altura. Bem como vidros e travas elétricas. Assim como chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina.

Motor 1.4 mais econômico

O novo Fiat Fiorino 2022 tem motor 1.4 EVO Flex. Segundo a fabricante, a potência é de até 86 cv e o torque chega a 12,2 mkgf, com etanol. Além disso, o quatro-cilindros é até 11,8% mais econômico que o anterior ao utilizar apenas gasolina. Com etanol, a redução do consumo chega a 8,3%.

Conforme a Fiat, o câmbio manual de cinco marchas também recebeu ajustes. Ou seja, a segunda e a terceira marcha ficaram mais curtas. Dessa forma, reduzem a necessidade de constantes trocas em subidas e para retomar velocidade. Isso também garante mais agilidade no trânsito urbano.

Ao mesmo tempo, a quinta marcha ficou 5% mais longa. Como resultado, isso reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Portanto, há redução de consumo e do ruído na cabine. Por sua vez, o encurtamento de 14% na marcha à ré facilita as manobras em ladeiras, por exemplo.

Continua depois do anúncio

Cabine traz novos detalhes

Na cabine, os bancos ganharam materiais mais duráveis. Segundo a fabricante, houve uma significativa melhora em relação ao conjunto anterior. Além disso, há novos painéis de portas. Portanto, melhorou o apoio para motorista e passageiros de qualquer estatura.

De acordo com a Fiat, o novo ar-condicionado pode resfriar a cabine em até 6º C após 15 minutos do início do acionamento. Assim, ficou 18% mais eficiente, informa a fabricante. Por sua vez, no caso da capacidade de carga, não há novidades.

Ou seja, o novo Fiat Fiorino 2022 pode carregar 650 kg. A suspensão traseira ganhou novo eixo rígido com mola parabólica em posição longitudinal. De acordo com a marca, trata-se do mesmo sistema utilizado na nova geração da picape Strada. Conforme a fabricante, o conjunto é mais leve e traz melhorias na eficiência e estabilidade.

Fiat pode trazer Ducato elétrico ao Brasil

Com o novo Fiat Fiorino, a marca espera aumentar as vendas do modelo em 10%. Segundo o diretor da Fiat para a América Latina, Herlander Zola. De acordo com a marca, o furgão lidera os emplacamentos do segmento de utilitários pequenos. Assim, tem mais de 90% de participação.

De acordo com Zola, as vendas do setor deve crescer entre 10% e 12% em 2022. ?Portanto, vamos acompanhar esse crescimento com o novo produto. Sobretudo, impulsionado pela alta demanda gerada pelo comércio eletrônico", diz.

Segundo o executivo, em 2022 a Fiat terá várias novidades em relação a veículos utilitários. Nesse sentido, ele afirma que a eletrificação está entre as futuras soluções. Zola não deu detalhes. Mas a expectativa é de que a marca lance uma versão elétrica da Ducato no Brasil.