O Fiat Ducato liderou as vendas de veículos comerciais na Europa em 2020. Agora, com a estreia do novo modelo, a marca italiana pretende permanecer no topo do ranking. Sobretudo porque a nova linha já está disponível em todas as concessionárias do continente.
Nesse sentido, completa a linha de modelos a versão elétrica e-Ducato. Seja como for, o Fiat Ducato, que foi lançado em 1981, chega à oitava geração.
LEIA TAMBÉM: JAC ganha espaço no Brasil com caminhão elétrico
Publicidade
Nesse sentido, apesar dos 40 anos de estrada a linha está em plena forma. Em síntese, a linha do Fiat Ducato evoluiu em aspectos como desenho e tecnologia. Ou seja, oferece várias soluções eletrônicas voltadas à conectividade.
Eletrônica é um dos destaques
Dessa forma, o modelo traz painel totalmente digital. Logo, oferece informações como dados da viagem, bem como alertas de assistência ao motorista.
Ainda mais com a introdução do sistema UConnect, que conta com tela de até 10 polegadas. O dispositivo inclui navegador GPS e integração com telefones celulares.
No mesmo sentido, a cabine foi totalmente renovada. Por exemplo, o volante e a alavanca de câmbio foram redesenhados. Há também novos painéis de portas e o ar-condicionado passa a ter ajustes eletrônicos, entre outros destaques.
Fiat Ducato ganha mais itens de segurança
Da mesma forma, a nova arquitetura elétrica permitiu incorporar mais sistemas de assistência ao motorista e segurança. Nesse sentido, o Fiat Ducato tem recursos de condução autônoma de nível 2.
Ou seja, traz vários sistemas ativados independente da ação do motorista. Ou seja, o modelo pode, por exemplo, acelerar e frear sozinho.
Dessa forma, o Fiat Ducato conta com os chamados Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS). Assim, inclui de limitador de velocidade a frenagem automática de emergência. Bem como reconhecimento de placas de trânsito.
Além disso, há monitoramento da atenção do motorista e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Bem como alerta de saída involuntária e stop&go, que desliga e religa o motor sozinho em paradas de semáforo, por exemplo. Dessa forma, reduz o consumo e as emissões de poluentes.
Segundo a Fiat, o Ducato traz várias comodidades. Por exemplo, há partida por meio de botão e chave presencial. Assim, é possível abrir o veículo e ligar o motor com a chave no bolso, por exemplo.
O Ducato traz ainda o freio de estacionamento elétrico. Além disso, há carregamento de celular sem fio, portas USB-A e USB-C duplas. Bem como uma tomada de 230 V.
Motor até 7% mais econômico
Outros destaques são as portas maiores, que facilitam a entrada e saída de pessoas e carga. Na cabine, o volante foi redesenhado e ocupa menos espaço.
O novo Fiat Ducato tem motor turbodiesel Multijet 3 atualizado. Segundo a fabricante, com isso o consumo de combustível foi reduzido em até á até 7%.
De acordo com a Fiat, há quatro opções de potência: 120, 140, 160 e 180 cv com torque de 45 mkgf. De série, a transmissão é manual de seis velocidades. Há opção de câmbio automático - exceto para a versão de 120 cv.
Ducato ganha desenho arrojado
O desenho do novo Fiat Ducato é bem moderno. Na dianteira, também chama a atenção o nome da marca, em letras grandes.
Nesse sentido, a grade, faróis e faróis também foram redesenhados. Além disso, os sistema ganhou tecnologia full-LEDs.
Como resultado das atualizações, a iluminação está 30% mais eficiente. Ou seja, na comparação com os faróis com lâmpadas convencionais de halogênio.