A XCMG, fabricante chinesa de veículos pesados, está trazendo caminhões elétricos ao Brasil. De acordo com apuração feita pelo Estradão, várias unidades foram trazidas por encomenda. Porém, a empresa não havia revelado o número de caminhões que virão ao País. Seja como for, um vídeo que circula em grupos de mensagens de caminhoneiros (abaixo) mostra que dois deles ficaram totalmente destruídos no Porto de Santos, em São Paulo. O acidente aconteceu após o desembarque do navio.
Segundo um porta-voz da XCMG, os caminhões foram atingidos por um contêiner, que caiu sobre eles. De acordo com a mesma fonte, o acidente aconteceu há mais de um mês. Além disso, não teria afetado as operações da empresa no País. O porta-voz revelou que cerca de 120 unidades de cada modelo devem chegar ao Brasil nos próximos meses.
Por ora, a fabricante chinesa está trazendo dois modelos com opções de baterias fixas e swapping. Ou seja, que podem ser substituídas facilmente. Assim, o sistema funciona da mesma forma que o de motocicletas elétricas. Em vez de o caminhão ficar parado para recarregar a eletricidade, basta trocar a bateria "vazia" por outra "cheia". Com isso, é possível ampliar a disponibilidade do veículo.
Publicidade
Conforme a XCMG, dois modelos estão sendo trazidos ao Brasil. Um deles é para operações rodoviárias e tem tração 6x4. O outro é um 8x4 para uso misto. Este pode atuar em operações severas, como é o caso de mineração e agronegócio. Sobretudo nos setores de transporte de madeira e cana-de-açúcar.
Vale dizer que a marca chinesa pretende ampliar sua atuação no Brasil. Para isso, construiu uma planta na cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais. Lá, os veículos recebem adaptações para atuar nas atividades dos clientes brasileiros. Sobretudo no caso de modelos da chamada linha amarela.
Caminhões da XCMG têm autonomia de 250 km
Conforme a XCMG, seus caminhões elétricos têm autonomia para rodar até 250 km entre as recargas. Além disso, o tempo para recarregar as baterias é de cerca de 1 hora e 20 minutos. Nos caminhões rodoviários traçados, o peso bruto total (PBT) é de 49 toneladas.
Segundo a marca chinesa, a capacidade de carga é de 39 t. Já nos modelos para operações no fora de estrada a capacidade é de 72 t. Porém, a empresa também quer importar caminhões elétricos com capacidade de 240 t. Nesse caso, para serem testados no País por mineradoras.