Mercado

Novo Axor supera em 15% das vendas e anima Mercedes-Benz

O novo Axor se torna o destaque da Mercedes-Benz no fim de 2025; entregas de novas unidades ficam para janeiro

Andrea Ramos

27 de out, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Mercedes-Benz Axor, Jefferson Ferrarez
Novo Mercedes-Benz Axor, Jefferson Ferrarez
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A nova linha Mercedes-Benz Axor surpreendeu positivamente o mercado e a própria marca neste fim de ano. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, a procura pelo modelo superou em cerca de 15% as projeções de vendas para 2025. Assim, refletindo o bom desempenho da linha entre os extrapesados rodoviários.

Demanda crescente no fim do ano

Apesar de o mercado de caminhões seguir em ritmo moderado devido aos juros altos e ao crédito mais restrito, a procura pelo novo Axor ganhou força nos últimos meses. “Tínhamos um volume de produção programado com base no que imaginávamos vender. No entanto, a boa surpresa foi que a demanda veio acima da expectativa”, explica Ferrarez.

Além disso, o executivo diz que o interesse crescente pelo modelo fez a Mercedes-Benz revisar parte de sua programação de fábrica. “Como o Axor é novidade, sabíamos que haveria um pico, mas não esperávamos tamanha procura. A aceitação do produto no mercado foi excelente”, afirma.

Entregas só a partir de janeiro

Segundo o vp da Mercedes-Benz quem pedir um Axor hoje, receberá a partir de janeiro - Mercedes-Benz/Divulgação

Nesse sentido, a Mercedes-Benz precisou equilibrar o ritmo de fabricação com o novo cenário do mercado. Ou seja, mais contido por causa da redução de vendas do extrapesado.


“Por causa disso, os novos volumes de produção do Axor começam a ser entregues a partir de janeiro de 2026”, informa Ferrarez. Segundo ele, esse intervalo é necessário para adequar o cronograma da fábrica e garantir que os clientes recebam os veículos.

Perspectivas e posicionamento da linha

Seja como for, novo Axor se consolida como uma das apostas mais fortes da Mercedes-Benz entre os extrapesados, oferecendo robustez, eficiência e custo operacional competitivo. “A linha agradou muito aos clientes que buscam produtividade e confiabilidade.

Todavia, quando indagado se esse sucesso leva a empresa a pensar em expansão da família, Ferrarez é taxativo: "Por enquanto, ainda não pensamos em expandir versões. Mas o resultado mostra que há espaço para isso no futuro”, completa o executivo.

Ademais, o bom desempenho do Axor reforça a retomada gradual da confiança do transportador em investir. Ainda que o cenário macroeconômico imponha cautela, a Mercedes-Benz demonstra capacidade de reagir rapidamente à demanda e ajustar sua produção conforme o ritmo do mercado.

Mercado de pesados reage

Além disso, o bom desempenho do Axor também reflete um momento de leve reaquecimento no transporte de cargas pesadas. Sobretudo levando em conta as demandas de final de ano. “Quando um produto como o Axor se destaca logo no início, isso mostra que há espaço para renovação de frota”, avalia Ferrarez.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião