O Mercedes-Benz Axor 2545 6x2 chega renovado para buscar o sucesso de vendas de seu antecessor, 2544. Porém, mais do que atualizações no visual e motor, o cavalo-mecânico traz melhorias significativas em conforto, desempenho e segurança, segundo a marca. Nesse sentido, há o novo assistente de tração, também conhecido como compensador de tração.
Vale lembrar que o novo Axor 2545 tem motor OM 460 de 13 litros. Ou seja, o mesmo seis-cilindros em linha da família do Mercedes-Benz do Actros. Substituto do OM 457, de 12 litros, a novidade garante maior fôlego. Além disso, a nova transmissão faz trocas de marcha de forma mais rápida e suave, de acordo com a fabricante.
VEJA MAIS:
- Volvo FH tem tecnologias que leem a estrada; veja como funcionam
- Scania camuflado reaparece na China e indica evolução aerodinâmica
- Reiter Log investe R$ 120 milhões em usina de biometano para abastecer a frota
Além disso, a cabine evoluiu. Conforme a Mercedes-Benz, o nível de ruído foi consideravelmente reduzido, o que amplia o conforto para o motorista. No mesmo sentido, a ergonomia foi aprimorada com a introdução de um novo volante multifuncional, bem como da alavanca de câmbio posicionada na coluna de direção.
Evoluções técnicas aprimoradas

O caminhão também recebeu recursos aprimorados. Como o assistente de controle de tração, disponível para toda a gama 6x2, inclusive do Actros. Segundo a fabricante, o sistema transfere o peso do veículo para o eixo de tração, melhorando a aderência ao solo.
Isso se mostra particularmente útil sobre pisos com baixa aderência. Em adição ao controle de tração, a novidade contribui para garantir melhores arrancadas em locais com cascalho, subidas com carga pesada e manobras, por exemplo.
Atuação automática garante tração extra quando necessário

Conforme o instrutor técnico da Mercedes-Benz, Edson Donizete, o acionamento é automático. O próprio caminhão "identifica" quando há perda de aderência e ativa o assistente de tração. Além disso, em caso de necessidade o compensador entra em ação. Assim, há maior contato dos pneus com o solo, além de melhor distribuindo de peso, de modo a evitar que o caminhão patine.
Em curvas, por exemplo, contribui para garantir a estabilidade da carreta. E, embora não seja imune a situações como óleo no asfalto, o compensador de tração contribui significativamente para melhorar a dirigibilidade do novo caminhão em condições severas.