A divisão de veículos comerciais da Volkswagen no Reino Unido revelou nesta semana as primeiras imagens das novas vans Transporter e Caravelle. Os veículos foram desenvolvidos em parceria com a Ford, que compartilhou a plataforma da Transit com a marca alemã.
A Transporter e a variante de passageiros Caravelle chegaram à sétima geração. A estreia dos veículos na Europa está marcada para 15 de setembro, no IAA Transportation 2024, em Hannover, Alemanha. A montadora oferecerá os novos modelos em versões totalmente elétricas, assim como fez com a ID-Buzz e a Multivan. Além disso, haverá opções com motorização a diesel e híbrido plug-in.
A nova Transporter terá três versões: Kombi, para passageiros; furgão, para mercadorias; e Plus, com segunda fileira de assentos para transporte combinado de passageiros e carga. A variante Caravelle foca no transporte de passageiros, com uma cabine para até nove ocupantes. Opcionalmente, os veículos podem receber tração integral, teto elevado e distância entre eixos estendida.
Publicidade
De acordo com o fabricante, as vans atualizadas oferecem mais espaço, maior carga útil, capacidade de reboque ampliada e melhor eficiência comparado a gama anterior. Além disso, os veículos estarão disponíveis em três opções de acabamento: a versão de entrada Life, a intermediária Style e a topo de linha PanAmericana, com design externo diferenciado e itens exclusivos.
Visualmente, o principal destaque da Transporter 2025 é a porção frontal redesenhada, que incorpora elementos semelhantes aos da ID.Buzz e da nova Multivan. Além disso, os veículos possuem linhas de cintura mais baixas e lanternas de LEDs. O interior se assemelha muito ao da Ford Transit, mas com algumas mudanças pontuais para diferenciar os dois modelos.
VW Transporter 2025 tem três opções de motorização
A nova Transporter com motor 2.0 turbodiesel tem três versões: de 110 cv, 150 cv e 170 cv de potência. Os dois primeiros modelos têm câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, enquanto o modelo mais potente vem com transmissão automática de oito velocidades e tração integral. Esse câmbio também está disponível como opcional no modelo diesel intermediário, mas com tração dianteira.
- VEJA MAIS:
- Chassi Iveco Bus a gás chega ao Brasil na próxima semana
- Caminhões Scania já rodam na Europa com o novo painel
- IA cria caminhão Audi em exercício de estilo
Novidade na linha Transporter, a versão eHybrid com motor 2.5 a gasolina associado ao sistema híbrido plug-in entrega 232 cv de potência combinada. A transmissão é automática com tração nas rodas dianteira.
Por fim, as novas vans da Volkswagen terão três versões elétricas com baterias de 64 kWh e tração traseira. Esses modelos geram 136 cv, 218 cv e 286 cv, a mais potente da linha. Futuramente, o fabricante lançará uma versão com potência reduzida e bateria menor para o ramo de entregas urbanas, além de uma opção com tração integral.
Capacidade ampliadas
As medidas da Transporter e da Caravalle variam de 5,05 a 5,45 metros de comprimento, com distância entre eixos de 3,1 m ou 3,5 m, dependendo da versão. Em comparação com o modelo anterior, a nova geração é mais longa e larga. De acordo com a VW, essa nova configuração permite o embarque de até 1,3 tonelada de carga. Além disso, a capacidade de reboque é de 2,8 toneladas.