Nos últimos dois anos, flagrantes de caminhões Scania rodando em testes com camuflagem alimentaram especulações sobre a chegada de uma nova geração para o mercado global. Agora, a expectativa ganha força. Por meio de um relatório divulgado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da China, de nº 399 publicado na quarta-feira (10), imagens e dados técnicos que confirmam mudanças profundas na linha da marca sueca foram divulgados.
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NextGen continua, mas Next Era surpreende
Entre as novidades listadas e divulgadas aparecem as já conhecidas cabines NextGen, produzidas na Europa desde 2016. Mas que agora também passam a ser montadas na nova fábrica da Scania na China. Inclusive, o Estradão obteve a informação de que alguns empresários brasileiros já estão com viagem marcada para China a convite do Consórcio Scania Brasil para conhecer a planta de Rugao que já deu início à produção.
Contudo, por lá a maior surpresa atende pelo nome “Next Era”. Essa versão traz frente totalmente redesenhada, câmeras instaladas na base dos retrovisores, nova disposição do painel interno e, principalmente, motores inéditos. Por ora o modelo foi divulgado com código TD13.
Diferentemente da família Super DC13, que segue em produção, os TD13 chegam com 12,7 litros de cilindrada e opções de 460 cv ou 500 cv de potência. Outro detalhe curioso é a inscrição em caracteres chineses no topo da grade. Enquanto a expressão “Next Era” aparece na parte inferior.

Europa também verá a novidade?
Todavia, a grande questão agora é saber se o “Next Era” se restringe ao mercado chinês ou se trata de um prenúncio da nova geração global. Fotos de protótipos em teste pelas estradas europeias exibem justamente o mesmo conjunto de faróis e grade vistos na versão revelada na China. Isso fortalece a tese de que o lançamento também deve alcançar o continente europeu. Porém, obviamente com logotipia em alfabeto latino.
Por outro lado, a imprensa especializada não descarta a possibilidade de que as unidades camufladas flagradas na Europa sejam apenas lotes destinados à homologação chinesa. Enquanto a China estreia outro projeto. Afinal, o mercado para caminhões pesados naquele País está de fato pujante.
China começa a ditar o ritmo das estreias
A resposta definitiva deve surgir apenas em 2026. Ou seja, possivelmente durante o maior salão internacional de transporte, o IAA Transportation, que ocorre em Hannover, Alemanha. Até lá, o caso serve como exemplo claro da força do mercado chinês. Afinal, não é a primeira vez que uma montadora europeia apresenta uma grande novidade primeiro na Ásia.
Nesse sentido, há poucos meses, a Mercedes-Benz fez o mesmo ao lançar na China o Actros ProCabin. Uma versão alongada do extrapesado voltada ao conforto dos motoristas locais.