Pouco dias antes da abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, o IAA, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro, a Mercedes-Benz apresentou em Berlim a nova geração do Actros, projeto que elevou o nível de automatização do caminhão com a evolução dos assistentes de direção.
A fabricante agora passou a oferecer seu modelo rodoviário com o Active Drive Assist capaz de frear, acelerar e guiar em qualquer faixa de velocidade. A nova função permitirá, por exemplo, que o motorista possa enfrentar ruas ou rodovias congestionadas sem precisar acionar acelerador e freio. A introdução da nova tecnologia faz da Mercedes-Benz a primeira marca a produzir um caminhão semiautônomo em série.
O assistente de direção em questão é baseado no ACC, o piloto automático adaptativo, oferecido inclusive no Brasil, mas que permite ser acionado somente acima de determinada velocidade.
Publicidade
“Com mais de 60 inovações, o novo Actros já coloca o futuro dos caminhões pesados na estrada hoje. Apenas quatro anos depois da apresentação do Mercedes-Benz Future Truck 2025 em modo automatizado, estamos lançando o novo Actros com o primeiro sistema de assistência parcialmente automatizado do mundo em um caminhão produzido em série”, disse Stefan Buchner, chefe da Mercede-Benz Trucks durante o evento de lançamento em Berlim. “Quando equipado com Active Drive Assist, nosso novo Actros torna o negócio de logística significativamente mais seguro para todos os usuários da estrada e mais eficiente para nossos clientes.”
Outra evolução no novo Actros é o Active Brake Assist, o sistema de emergência automático, em sua quinta geração. Suportado por radares e câmeras, o recurso agora é capaz de identificar pedestres, realizando frenagem total, se necessário.
Com o novo Actros, a Mercedes-Benz também inova ao substituir os espelhos retrovisores externos por câmeras como equipamento de série. Segundo a fabricante, a nova solução permitiu melhorias na segurança, na condução do veículo e na aerodinâmica, proporcionando uma redução no consumo de 3% a 5%. Agora, o motorista enxerga as laterais do veículo por meio duas telas de 15 polegadas instaladas nas colunas A da cabine.
O interior do novo Actros também mudou e ficou bem mais digital, com conexão permanente em nuvens. Duas telas interativas oferecidas como padrão se apresentam como central de informações e entretenimento, com integração de aplicativos via Apple Car Play ou Android Auto.
As encomendas do novo Actros começam a partir do Salão de Hanover e as primeiras entregas para o mercado europeu no segundo trimestre de 2019.