A Infleet, desenvolvedora de soluções para gestão de frotas, anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que automatiza o controle de multas, incorporando esse recurso às suas plataformas de telemetria e videotelemetria. De acordo com a empresa, a novidade, inédita no mercado brasileiro, ajuda o gestor a cortar gastos com infrações de trânsito.
- VEJA MAIS:
- DAF lança novos caminhões que aceitam até 100% de biodiesel
- Mercedes-Benz lança linha Sprinter com motor mais potente
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
A tecnologia estabelece conexão direta com os sistemas dos Detrans estaduais, realizando consultas semanais para verificar a existência de novas multas. Com base nessas informações, a plataforma identifica automaticamente o condutor responsável, o local e o tipo de infração, bem como acompanha os prazos legais para indicação do motorista e para o pagamento da penalidade. Dessa forma, como anuncia a empresa, é possível garantir descontos de até 40% no valor das multas.
Segundo o CEO da Infleet, Victor Cavalcanti, a automatização do processo evita que os gestores percam prazos importantes, o que poderia dobrar o valor das penalidades. “O gestor da frota tem, todos os dias, a todo instante, veículos em operação. A automatização do controle de multas dá a ele um acompanhamento minucioso”, afirma.
Além disso, a integração com os sistemas de telemetria e com a câmera veicular da Infleet amplia o potencial da nova funcionalidade. A câmera já utiliza inteligência artificial para detectar comportamentos de risco, como distração, sonolência e manobras perigosas, alertando o motorista em tempo real. De acordo com Cavalcanti, essa tecnologia já permitiu reduzir em mais de 80% os casos de distração ao volante e em 60% o número de sinistros.