A Volvo Trucks deu mais um passo para aumentar a segurança nas estradas. A fabricante aprimorou seu sistema de Direção Dinâmica, agora capaz de detectar um estouro de pneu e reagir em fração de segundo. Assim, o caminhão permanece em trajetória estável, mesmo diante de situações críticas.
Para isso, o sistema identifica a perda de pressão em um pneu dianteiro e atua imediatamente. Assim, minimiza o desvio lateral e auxilia o motorista a manter o controle do veículo. Essa inovação reduz significativamente as forças laterais provocadas por um estouro de pneu, diminuindo o risco de acidentes graves.
VEJA MAIS:
- Câmeras no lugar dos espelhos retrovisores: tendência no transporte rodoviário
- Vendas de caminhões leves crescem e Accelo 917 começa a conquistar posição
- Scania Top Team valoriza profissionais e garante excelência no atendimento
Tecnologia que salva vidas
Casos de estouro de pneu podem fazer o caminhão sair repentinamente da faixa, colocando em risco a vida do motorista e de quem trafega ao redor. De acordo com a diretora de segurança no trânsito da Volvo Trucks, Anna Wrige Berling, essa solução eleva o patamar de proteção.
"Um pneu furado pode facilmente fazer com que um caminhão desvie de forma brusca. As consequências podem ser fatais. Por isso, essa nova função reforça a segurança dos motoristas e de todos na rodovia", afirma a executiva.
Sistema inteligente que antecipa o perigo
Diferentemente de outros sistemas, a Direção Dinâmica Volvo não espera pelos sintomas do problema para agir. Ao identificar a falha no pneu dianteiro, o sistema estabiliza o veículo antes mesmo que o motorista perceba o desvio, reduzindo drasticamente a chance de acidentes.
Além disso, o sistema mantém a estabilidade em qualquer velocidade e superfície. Sendo especialmente útil em operações rodoviárias de longa distância ou em terrenos irregulares.
Menos esforço e fadiga para o motorista
Outro ponto de destaque é a redução do esforço físico exigido do condutor. Em baixas velocidades, o sistema diminui em até 75% a força necessária para girar o volante. Isso facilita manobras em pátios de carga ou ao dar marcha à ré.
Por consequência, a solução também previne o cansaço e o desconforto causados por longas jornadas ao volante. Como dores no pescoço, costas e ombros. Além de minimizar os efeitos das vibrações.

Equipamento disponível para toda a linha pesada, mas no Brasil para o futuro próximo
O sistema funciona a partir da direção hidráulica do caminhão, combinada com um motor elétrico controlado eletronicamente. Esse motor ajusta continuamente a direção e fornece força extra ao volante quando necessário.
Além disso, o recurso pode ser integrado a outros sistemas de segurança ativa da Volvo. Como Stability Assist, Pilot Assist e assistência de manutenção de faixa. Dessa forma, criando um ambiente de condução muito mais seguro e confortável para o transportador.
A nova geração da Direção Dinâmica Volvo está disponível para os modelos FH, FH Aero, FMX e FM. Todavia, conforme a Volvo Caminhões, no Brasil a tecnologia certamente chegará. Porém, não agora.
Conheça as principais funções da Direção Dinâmica Volvo:
- Compensa automaticamente irregularidades da pista e elimina vibrações.
- Detecta tendências de derrapagem e aplica contraesterço leve para estabilizar o veículo.
- Oferece alertas suaves ao motorista em caso de saída de faixa.
- Centraliza o volante automaticamente ao aliviar a pressão.
- Personaliza a resistência do volante conforme o gosto do motorista e as condições da estrada.
- Reduz o esforço físico e a fadiga do condutor durante a jornada.