A Navistar vai demitir 250 dos 500 funcionários da fábrica de Ilinois, nos Estados Unidos. O anúncio ocorre menos de uma semana depois de a Ford iniciar o fechamento de suas plantas no Brasil.
De maneira idêntica, esses movimentos têm a ver com a transição de motores a diesel para outras opções de propulsão mais eficientes. Ou seja, menos poluentes.
Seja como for, a decisão da Navistar faz parte de um plano antigo. E prevê o fechamento das atividades da unidade localizada na cidade de Melrose Park. Em 2018, a empresa já havia demitido 170 funcionários da planta de Illinois.
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O corte de pessoal tem a ver com a redução na demanda por motores a diesel. Da mesma forma, a consolidação do processo de transição para propulsores mais eficientes agravou a situação.
Fábrica será fechada até o fim do ano
Os outros 250 empregados vão ser transferidos, segundo a Navistar. Ou seja, continuarão trabalhando, mas em outras fábricas da empresa.
Em agosto de 2020, a Cummins assinou um contrato de fornecimento de motores para caminhões e ônibus médios e pesados da Navistar. As entregas devem ocorrer até 2026. Portanto, dentro dos dois novos ciclos do programa de controle de emissões dos EUA.
A planta fica a cerca de 25 km de distância da sede da empresa, no subúrbio de Lisle, em Chicago. Espera-se que a venda da propriedade seja concluída até o fim de 2021.
Novos rumos para a Navistar
Logo a Navistar se tornará parte do Grupo Traton. A holding é controlada pela Volkswagen. Em novembro de 2020, a empresa alemã comprou a norte-americana. O negócio foi fechado em novembro por US$ 3,7 bilhões. Ou seja, cerca de R$ 19,2 bilhões na conversão direta.
“Dadas as mudanças da Navistar e da indústria, não faz mais sentido manter uma instalação desse tamanho”, diz o presidente de operações da Navistar, Phil Christman, por meio de comunicado.
No entanto, mesmo com o anúncio do fechamento, as ações da Navistar não perderam valor. Ou seja, estão cotadas a US$ 43,97.
“Manter Melrose Park desviaria recursos que serão destinados à novas tecnologias e desenvolvimento de produtos", afirma Christman. De acordo com ele, é preciso preparar a empresa para o futuro.
Demissões custarão US$ 85 milhões
Com isso, a Navistar desembolsará US$ 85 milhões para custear as demissões. Segundo a empresa, US$ 63 milhões correspondem aos encargos relacionados aos cortes de pessoal.
“Estamos confiantes de que a venda de Melrose Park vai estimular a geração de emprego e renda na comunidade. E isso vai resultar em novas oportunidades econômicas", diz o presidente e CEO da Navistar, Persio Lisboa.