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Navio com motores PACCAR MX-13 combina diesel, eletricidade e hidrogênio

Sistema híbrido com motores PACCAR MX-13 torna embarcação 30% mais eficiente e reduz emissões de NOx em até cinco vezes

Thiago Vinholes

08 de jul, 2025 · 5 minutos de leitura.

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PACCAR MX-13, DAF,
Cada motor PACCAR MX-13 usado no barco gera 537 cv de potência
Crédito:DAF/Divulgação

Um novo navio de carga em operação nos rios da Holanda começou a navegar com um sistema de propulsão inédito no setor de navegação fluvial europeu. Batizado de Mannheim, o cargueiro de 200 metros de comprimento e 4.600 toneladas adota uma solução baseada em cinco motores PACCAR MX-13, eletricidade e hidrogênio.

A Rhenus Partnership, subsidiária do grupo alemão de logística Rhenus, concebeu o projeto com o objetivo de criar uma embarcação mais limpa e silenciosa para operar entre o sul da Alemanha, a Bélgica e a Holanda. As empresas holandesas Vink Diesel e NPS Driven desenvolveram juntas o trem de força com múltiplos motores que entrega até 2.687 cv de potência.

A DAF Components forneceu os propulsores PACCAR MX-13 para a embarcação holandesa. Atualmente, a DAF aplica esse propulsor, por exemplo, nos caminhões pesados XF e CF.

PACCAR MX-13, DAF,
DAF/Divulgação

De acordo com os idealizadores do projeto, o sistema diesel-elétrico permite ao Mannheim consumir menos combustível e reduzir os níveis de emissão de poluentes. “Em comparação com motores convencionais semelhantes, o consumo de combustível e as emissões de CO₂ são 30% menores”, revelou Peter van der Heijden, diretor da NPS Driven.


Sistema ajusta potência conforme a carga e o trajeto

O Mannheim conta com um sistema de gerenciamento de energia que ajusta automaticamente o número de motores em operação conforme a carga transportada e as condições de navegação. Assim, o navio pode operar com os cinco motores quando navega com carga total ou usar apenas um motor ao descer o rio com menor exigência de potência.

Além disso, a embarcação pode operar em modo 100% elétrico em ambientes urbanos e portuários. De acordo com a DAF, o navio possui baterias e uma fonte adicional de energia movida a hidrogênio. Dessa forma, consegue manobrar e navegar por trechos mais sensível sem emitir poluentes e ruído.

DAF



Motores MX-13 movem os geradores que produzem energia para dois motores elétricos - DAF/Divulgação

Os propulsores do barco podem usar HVO (óleo vegetal hidrotratado), combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras residuais. “A escolha do HVO como combustível pela Rhenus reduz as emissões de CO₂ em mais de 90%”, afirmou o diretor da NPS Driven. Ademais, Heijden acrescentou que os motores PACCAR MX-13 emitem cinco vezes menos óxidos de nitrogênio (NOx) do que os outros modelos marítimos disponíveis no mercado.

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