Mercado

MP do desconto para caminhões e ônibus passa a aceitar modelos usados

MP que concede descontos para compra de veículos termina para carros com sucesso. E se estende para caminhões e ônibus com novidades

Andrea Ramos

11 de jul, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

MP que dá desconto se estende por mais quatro meses para caminhões e ônibus
MP que dá desconto se estende por mais quatro meses para caminhões e ônibus
Crédito:Scania/Divulgação
MP que dá desconto se estende por mais quatro meses para caminhões e ônibus

Enquanto o mercado de automóveis já esgotou os créditos do decreto do carro popular, o mercado de caminhões e ônibus continua "travado", mesmo com a MP 1175/23 em vigor. Mas o segmento de veículos pesados ainda tem crédito federal disponível. E, segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, terá mais acesso e facilidades, bem como a entrada de modelos usados.

Alckmin anunciou as novidades durante encontro com a Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos. E garantiu que a MP vai se estender por mais quatro meses. A notícia anima os fabricantes de veículos comerciais. Afinal, desde o início do programa a indústria de caminhões reservou R$ 100 milhões dos recursos do total de R$ 700 milhões. Enquanto fabricantes de ônibus utilizaram R$ 140 milhões, dos R$ 300 milhões destinados.

Vale lembrar que os descontos para caminhões e ônibus variam de R$ 33,6 mil e vão até R$ 99,4 mil. A depender da categoria do caminhão ou da capacidade de passageiros do ônibus. E que a regra visa entregar o veículo com mais de 20 anos para obter desconto em um 0-km Euro 6.


Publicidade

LEIA MAIS

Caminhões Volvo e VWCO dominam o ranking de vendas no Brasil
Exame toxicológico para motoristas é constitucional, diz STF
Desconto para caminhões e ônibus não decola e tem ação de golpista

Dificuldades da MP para caminhões e ônibus

Seja como for, uma das falácias dessa “primeira fase” do programa foi com relação a sua aplicabilidade. Ou seja, pela regra, para conseguir descontos na compra do caminhão 0-km, o transportador tem de entregar um usado com mais de 20 anos.

MP que dá desconto se estende por mais quatro meses para caminhões e ônibus
Desafio do programa é o empresários buscar caminhões o mercado

Porém, na prática quem tem caminhão ou ônibus mais antigo, dificilmente compra um modelo Euro 6, que ainda chega ao mercado em média 20% mais caro em relação a um novo Euro 5. Isso devido a troca de tecnologia de motor.

Nesse sentido, tanto governo como indústria sugeriram que uma forma de fazer a operação acontecer é por meio da triangulação. Em outras palavras, o dono do caminhão usado vende seu veículo para o empresário que quer comprar o 0-km. Este, por sua vez, entrega à concessionária o veículo antigo garantindo o seu desconto no novo.

Ademais, para obter o desconto, o veículo foco da compra deve ser da mesma categoria que o usado entregue para desmanche. E este último deve estar em condições de rodagem, com licenciamento regular relativo ao ano de 2022 ou ao ano posterior. Assim como com data de emplacamento original superior a 20 anos.


Do mesmo modo, como já divulgado pelo Estradão, os concessionários não estavam sabendo como dar o destino final ao veículo mais velho.

Mudanças nas regras da MP para venda de caminhões e ônibus

Diante desse cenário e das poucas consultas por parte dos clientes, o Governo Federal junto com entidades como Anfavea, Fenabrave e Fabus se reuniram para sugerir melhorias. Daí surgiu a Portaria nº 197, de 4 de julho de 2023.

Dessa forma, ela estabelece que, para obter o desconto, o transportador ainda pode negociar por meio dessa triangulação. Ou seja, buscar caminhão com mais de 20 anos no mercado. Porém, agora ele não precisa passar o veículo usado para o seu nome ou da sua empresa.


MP que dá desconto se estende por mais quatro meses para caminhões e ônibus
O frotista pode optar se quer desconto no chassi ou carroceria

Ao entregar o veículo para desmanche ao concessionário, o autônomo ou pequena empresa de transporte de ônibus podem assinar a autorização da entrega. Ademais, não é preciso dar em troca um veículo da mesma categoria. Isso significa, por exemplo, que o empresário pode entregar dois veículos leves. E mesmo assim comprar um pesado.

Além disso, o cliente de ônibus pode escolher se quer obter desconto na carroceria ou no chassi. Dessa forma, os encarroçadores passam a ter acesso ao crédito do Governo Federal.


Por fim, o Governo Federal ainda solicitou agilidade na emissão de scrap por parte do Denatran. Assim, deixando clara as regras para o concessionário dar o destino final ao veículo com mais de 20 anos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião