A Mercedes-Benz Special Trucks e seus parceiros apresentaram novos motorhomes adaptados para uso extremo durante a feira Abenteuer Allrad 2025, realizada de 19 a 22 de junho, em Bad Kissingen, na Alemanha. O evento, voltado ao setor de veículos off-road, contou com a exibição de diferentes versões do Unimog e de um caminhão fora de estrada Arocs 6x6, ambos modificados para expedições.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz Sprinter Robustez é nova versão para operações severas, mas sem 4x4
- Farizon chega ao Brasil com linha de veículos comerciais 100% elétricos
- Brasil tem gás de sobra, mas faltam caminhões para usar
A preparadora alemã Hellgeth Engineering GmbH exibiu quatro motorhomes baseados no Unimog U 4023, batizados de TenereX. O nome faz referência à palavra tuaregue “Ténéré”, que significa “a terra lá fora”. Os veículos possuem tração integral com bloqueios de diferencial, suspensão de longo curso e sistema de controle de pressão dos pneus. De acordo com a empresa, a capacidade de travessia de áreas alagadas chega a 1,2 metro.



Modificações sob demanda
Ainda segundo a Hellgeth, os modelos TenereX têm peso total de até 7,49 toneladas. Com esse porte, motoristas com habilitação classe 3 na Alemanha, equivalente à categoria B no Brasil, podem conduzir os veículos. O interior inclui cama de casal, cozinha com fogão por indução, geladeira de 85 litros e banheiro com chuveiro e sanitário separados. Os motorhomes também vêm equipados com painéis solares e reservatórios de água.
Além disso, a preparadora também oferece modificações técnicas sob encomenda. Entre as alterações possíveis estão a substituição do motor original de quatro cilindros de 231 cv de potência por um seis cilindros de 299 cv, a instalação de guinchos, tanques adicionais, bem como ajustes na suspensão.

Arocs 6x6 motorhome
Outro destaque da feira foi o Mercedes-Benz Arocs, um caminhão de três eixos com motor de 510 cv de potência, convertido em motorhome pela FAS Expedition. O modelo com tração 6x6 recebeu uma estrutura residencial montada em chassi de aço com tubo central. De acordo com o fabricante, isso permite a torção do veículo em uso off-road sem comprometer a carroceria com a habitação.

Ademais, o Arocs adaptado inclui bagageiro no teto com plataforma e suporte traseiro para quadriciclos e rodas sobressalentes. Segundo a Mercedes-Benz, a proposta do veículo é atender usuários que buscam alto desempenho em terrenos acidentados, com capacidade de transporte ampliada e conforto durante expedições prolongadas.