Notícias

Motor de caminhão DAF à venda no Brasil ganha prêmio de economia

Disponível no modelo DAF CF no Brasil, motor de 11 litros e 450 cv de potência foi eleito o mais econômico do mundo com consumo de 4,7 km/l

Redação

25 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DAF CF 2021
DAF CF à venda no Brasil usa motor de 11 litros eleito o mais econômico do mundo
Crédito:DAF/Divulgação

Após seis anos de hegemonia da Scania como dona dos motores mais econômicos da Europa, o prêmio de caminhão mais econômico deste ano ficou com o DAF XF 450 com motor de 11 litros. No Brasil, esse mesmo motor equipa o modelo DAF CF. Seja como for, o "Green Truck 2023" é um prêmio promovido pelas revistas VerkehrsRundschau e Trucker. Ambas as publicações são especializadas em transporte e veículos comerciais da Alemanha.

Para chegar aos resultados, as revistas realizaram um extenso teste de comparação. Este envolveu caminhões equivalentes em potência e capacidade das principais marcas. O objetivo, claro, foi medir o consumo de combustível de todos. Para isso, os veículos rodaram cerca de 350 km entre Munique e Nuremberg, na Alemanha. A rota envolveu condições variadas e um peso total do conjunto de 32 toneladas. 

Para além do consumo de diesel, os examinadores levaram em conta o consumo de AdBlue (Arla 32). Assim como a velocidade média durante a prova. 


Publicidade

LEIA MAIS
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Massa bruta: veja os caminhões populares mais parrudos do mundo

DAF Caminhões lança linha XF Off Road no Brasil

Motor do caminhão DAF é o Paccar MX-11

O DAF XF com motor Paccar MX-11 de 450 cv superou a concorrência com consumo 21,26 l/100 km. Ou seja, uma média de 4,7 km/l de diesel. Do mesmo modo, o consumo de AdBlue do modelo foi menor entre os competidores, com 1,32 l/100 km. Tudo isso com uma velocidade média de 80,06 km/h.


No Brasil, esse mesmo motor está presente na gama DAF CF. Trata-se de um propulsor de 10,8 litros e seis-cilindros em linha. Por aqui, o MX-11 conta com potências de 340 cv, 370 cv, 410 cv e 450 cv. Na versão mais potente, o torque alcança 235 mkgf a partir de 900 rpm. Ou seja, em baixíssima rotação. Ademais, essa opção está disponível no CF 6x2 para atender operações rodoviárias.

De acordo com as publicações, além do motor, o menor consumo de combustível é resultado da harmonia do conjunto. Nesse sentido, colabora com o desempenho o câmbio ZF Traxon automatizado com recursos inteligentes.

Ademais, a aerodinâmica da cabine também se destacou. Aliás, o DAF é o primeiro fabricante de caminhões a utilizar cabine mais longa. Além disso, a ausência de espelhos e quebra-sol, ajudam a otimizar o consumo.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião