Tecnologia

Mitsubishi testa no Japão caminhão elétrico com baterias cambiáveis

Caminhão elétrico eCanter da MFTBC com baterias cambiáveis está em teste por vias públicas em Kyoto, no Japão

Thiago Vinholes

14 de ago, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Caminhão elétrico, Mitsubishi,
Caminhão elétrico Mitsubishi eCanter
Crédito:MFTBC/Divulgação

A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) começou recentemente a testar o caminhão elétrico eCanter, com baterias cambiáveis, em vias públicas de Kyoto, no Japão. O programa envolve a empresa norte-americana Ample, fornecedora da bateria e responsável pela montagem das estações de troca. De acordo com a fabricante japonesa, essas substituições ocorrem de forma automática.

Nas estações, robôs substituem as baterias esgotadas do veículo por conjuntos recarregados. Segundo a MFTBC, o processo leva cinco minutos. A Ample apresentou essa técnica no Japan Mobility em 2023, onde o público conferiu de perto o funcionamento do sistema automático. Além disso, a estação também atende carros de passeio com baterias modulares.

Com base nessas avaliações em Kyoto, as empresas participantes investigarão os benefícios, desafios e a escalabilidade da troca de baterias, segundo a Mitsubishi Fuso. Apesar de o projeto estar em fase inicial, a fabricante é ambiciosa na implementação desse sistema na linha eCanter.


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Caminhão elétrico, Mitsubishi
Estação da Ample troca as baterias do veículo sem interferência humana - MFTBC/Divulgação

“Além de oferecer o eCanter existente, que já acumulou mais de 12 milhões de quilômetros de quilometragem nas mãos de clientes em todo o mundo, a MFTBC pretende comercializar um caminhão EV com troca de baterias”, conforme mencionado no comunicado da empresa.

Caminhão elétrico com baterias cambiáveis

Trocar a bateria sem energia por uma recarregada pode ser mais rápido do que esperar horas para recarregar um carro elétrico na tomada. Na aplicação comercial, essa abordagem "reduz significativamente o tempo de inatividade dos veículos", como explica a MFTBC.


Além disso, ao introduzir as baterias cambiáveis ​​mais recentes, os usuários podem sempre ter acesso à tecnologia de bateria mais atualizada, prevê a fabricante japosa.

Lançado em 2017, o eCanter foi o primeiro veículo 100% elétrico produzido em série no segmento LDT (veículos comerciais leves) no Japão. Desde então, a MFTBC lançou 28 modelos diferentes do caminhão elétrico, adequados para várias aplicações, com peso bruto total entre 3,5 e 8,6 toneladas. O modelo possui seis pacotes de baterias de íon de lítio, cada um com 13,5 kWh, que proporcionam um alcance de até 140 km. O motor elétrico gera 152 cv de potência e 39,7 mkgf de torque.


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