O Miles é o primeiro triciclo 100% elétrico para transporte de carga produzido no Brasil. O modelo é feito pela Voltz,. A fabricante brasileira de motos elétricas vai inaugurar uma planta em Manaus em breve. De acordo com a marca, o triciclo é voltado a empresas que precisam transportar pequenos volumes.
LEIA TAMBÉM: Mercedes-Benz lança 2ª geração da câmera que substitui retrovisor de caminhão
Nesse sentido, o triciclo conta com baú de 750 litros. Isso é equivalente a cinco botijões de gás. Além disso, a capacidade de carga é de 290 kg. Segundo a Voltz, o Miles pesa 306 kg e vai ser vendido exclusivamente por encomenda. Conforme a fabricante, o preço sugerido parte de R$ 32 mil.
Publicidade
Porém, o preço do triciclo elétrico varia de acordo com o número de baterias. A opção de entrada tem duas. Mas o Miles pode ter até seis baterias. Segundo a Voltz, cada uma tem capacidade de 50 km. Portanto, no modelo mais caro a autonomia chegará, em tese, a 300 km.
Baterias podem ser recarregadas em 5 horas
Além disso, as baterias do triciclo elétrico podem ser recarregadas em tomadas comuns, Ou seja de 110 ou 220 volts. Porém, o tempo de recarga varia de acordo com a voltagem. Segundo a empresa, a recarga pode ser feita em cerca de cinco horas.
De acordo com a Voltz, o Miles pode chegar a 55 km/h. Nesse sentido, seu motor elétrico gera o equivalente a 6 cv. Além disso, a empresa informa que as baterias têm durabilidade de 1.000 ciclos. Assim, depois disso a capacidade pode cair para 75%.
Conforme a fabricante, o preço médio das baterias é de R$ 5 mil. Segundo o CEO da Voltz, Renato Villar, o triciclo elétrico não requer revisão preventiva. Porém, ele sugere que uma manutenção simples seja feita a cada três meses. “Recomendamos apenas a troca de peças que apresentem desgastes. Como pastilha de freio e amortecedor”, diz Villar.
Controles por aplicativo
Conforme a Voltz, o Miles tem freios a disco nas três rodas. E suas dimensões são de 2.410 mm de comprimento e 1.230 mm de largura. Por sua vez, a distância entre os eixos é de 1.500 mm.
Segundo a marca, o triciclo elétrico tem chave inteligente e painel de LCD. No mesmo sentido, há um aplicativo dedicado, batizado de Hello Voltz. Assim, dá para localizar o veículo, checar a carga das baterias e a autonomia, tudo por meio do smartphone.
“Além disso, é possível ligar e desligar o motor à distância, bem como checar eventuais falhas e o histórico de uso”, diz Villar. Vale ressaltar que o condutor deve ter carteira de habilitação da categoria A. Ou seja, tem de ser habilitado para guiar motocicletas e similares. Do mesmo modo, o Miles deve ser emplacado e o proprietário tem de recolher todos os impostos, como licenciamento e IPVA.