Redação

12/01/2024 - 4 minutos de leitura.

Metade dos transportadores do Brasil pode ser proibida de operar; entenda

Dos cerca de 1,33 milhão de transportadores registrados no País, metade não atualizou o RNTRC, o que pode gerar multa e proibição da atividade

A queda no número de habilitados pode estar relacionada à baixa remuneração dos motoristas, bem como à falta de uma boa estrutura de trabalho Crédito: ABCR/Divulgação

Metade dos transportadores do Brasil ainda não concluiu a Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), isso equivale a cerca de 714 mil empresas. O prazo, iniciado em março de 2023, termina em março deste ano. Porém, a data limite varia de acordo com a categoria da transportadora (veja abaixo).

LEIA MAIS

Scania: novos caminhões a gás têm autonomia de 1,8 mil km
Vendas de caminhões usados crescem no Brasil; veja o ranking
Brasil vai fabricar 160 mil caminhões e ônibus em 2024, diz Anfavea

Continua depois do anúncio

MAN| Divulgação

Seja como for, os aproximadamente 1,33 milhão de transportadoras não atualizaram, os dados cadastrais e de seus veículos. Conforme a ANTT, a o objetivo é garantir que as empresas atuem em conformidade com os requisitos legais.

Segundo a ANTT, a Revalidação Ordinária foi estabelecida pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022. Assim, a atualização não altera o status do RNTRC. No entanto, para resolver pendências, a empresa precisa fazer a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC.


Cadastro desatualizado gera multa

A falta de atualização é infração e pode gerar multa de R$ 750. No caso de Transportadores Rodoviários Remunerados de Cargas (TRRC) sem inscrição ou com inscrição pendente, suspensa ou cancelada, a multa é de R$ 3 mil para contratados ou que realizam o transporte por terceiros.

Atualização é gratuíta

RNTRC é obrigatório desde 2009, tanto para empresas quanto para motoristas autônomos. De acordo com a ANTT, o registro visa "disciplinar os profissionais e padronizar as condutas, para garantir que transportadores ilegais não prejudiquem o mercado".

Além disso, o registro visa proteger os embarcadores e clientes que precisam contratar um transportador. Com isso, é possível garantir que o prestador de serviço cumpre os requisitos exigidos pela categoria. De acordo com a ANTT, a inscrição no RNTRC é grátis.


Porém, não é raro que entidades conveniadas cobrem pelo serviço. Seja como for, o processo pode ser feito diretamente pelo transportador, no site do RNTRC Digital.

Cuidado com golpes

Assim, a ANTT alerta sobre cuidados em relação a golpes. A agência informa que não entra em contato para avisar sobre o status do RNTRC. Portanto, se isso acontecer há um grande risco de se tratar de uma tentativa de fraude.

Calendário de revalidação ordinária

Siga o Estradão no Instagram!


Notícias relacionadas

Tecnologia

Mercedes-Benz eActros a bateria vai rodar 13 mil km em testes

Notícias

Produção de veículos pode ser impactada por tragédia no Sul

Mercado

Caminhões leves elétricos começam a ganhar espaço nas vendas do segmento

Mercado

Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho