A Mercedes-Benz decidiu encerrar a produção dos modelos Citan e Classe T, ambos derivados do Renault Kangoo, como parte de uma estratégia para concentrar seus esforços em veículos comerciais com maior rentabilidade. A informação foi antecipada pelo site alemão Automobilwoche.
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De acordo com a publicação, a Mercedes-Benz vai encerrar a produção dos modelos em 2025, em mais um passo no processo de reestruturação da sua linha de veículos comerciais leves. Além disso, a decisão reforça a transição da marca para segmentos mais lucrativos e reduz a dependência de produtos desenvolvidos em parceria com outros fabricantes.
O Classe T (versão de passageiros da Citan) teve um desempenho fraco no mercado. Em 2024, suas vendas caíram 31%, com 5.117 unidades comercializadas. A Citan, voltada ao transporte de cargas, registrou queda de 3%, com 23.353 exemplares vendidos. No total, as vendas globais de veículos comerciais da Mercedes-Benz recuaram 9% no ano passado, atingindo 405.610 unidades.

Porém, apesar da retração nas vendas, o segmento de veículos comerciais ainda oferece margens de lucro mais atrativas à montadora alemã, que projeta índices entre 10% e 12% em 2025. Em contrapartida, os veículos de passageiros devem operar com rentabilidades entre 6% e 8%.
Mercedes-Benz projeta novas vans e furgões
Com o fim da Citan e da Classe T, a Mercedes-Benz vai focar em modelos como Vito, Classe V e Sprinter. Além disso, a montadora investe no desenvolvimento da nova plataforma Van.EA, que vai servir de base para os próximos furgões elétricos da marca. Inclusive, nesta semana, a fabricante apresentou o primeiro protótipo dessa linha, o Vision V, no Salão de Xangai, na China.

A saída desses modelos do portfólio também sinaliza o enfraquecimento da colaboração industrial entre a Mercedes-Benz e a Renault. Os dois veículos são produzidos na mesma fábrica francesa onde a Renault fabrica o Kangoo e prepara o novo 4 E-Tech, além de montar uma versão do modelo para a Nissan.