A Mercedes-Benz continua a expandir os limites da capacidade do seu veículo para todo o terreno Unimog. Nesse sentido, na linha 2025, o modelo ganhou alguns refinamentos. Conforme a engenharia da marca, o visual promove a aerodinâmica. Dessa forma, o modelo traz balanços mais curtos e uma distância de 1.900 mm do solo.
A grade frontal foi atualizada. A estrutura reforçada da carroceria garante que ele possa suportar os ambientes mais difíceis. Nesse sentido, a intenção é também deixar o veículo mais disponível.
- VEJA MAIS:
- Caminhões pesados: Volvo, DAF e Scania lideram, e Iveco resiste
- Volkswagen e Mercedes-Benz disputam venda de caminhões leves
- Caminhões semipesados: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
Uma das maiores atualizações está sob o capô. Isso porque a marca da estrela introduziu uma nova geração de motores turbodiesel que proporcionam maior eficiência de combustível sem comprometer a potência. Nesse sentido, o motor é um seis-cilindros em linha de 400 cv de potência e 153 mkgf de torque.
Este bloco vem associado a uma transmissão automática de 8 velocidades. E segundo a fabricante, permite trocas de marchas mais suaves e otimiza a distribuição de potência dentro dos cenários off-road.
O Unimog continua sendo um veículo para todo o terreno. Em razão disso, o novo modelo também conta com um sistema de gerenciamento de pressão dos pneus que permite ao motorista ajustar a pressão do ar rapidamente.
Publicidade
Do mesmo modo, o sistema de suspensão também recebeu atualizações significativas. O novo sistema hidráulico adaptativo se ajusta em tempo real de acordo com o peso da carga e as condições de direção. Dessa forma, oferece mais conforto e estabilidade ao dirigir.

Modernidades a bordo
Além disso, o interior do novo Unimog apresenta uma tela sensível ao toque de 12” que oferece navegação em tempo real, bem como análise do terreno e recursos de conectividade, como Apple CarPlay e Android Auto.
Um sistema de isolamento adicional foi incorporado para reduzir o ruído da cabine. A Mercedes-Benz também elevou o nível de segurança ao integrar sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e um sistema de câmera de 360 graus.
Os clientes podem escolher o Unimog nas mais diversas configurações. Incluindo diferentes comprimentos de chassi, plataformas de carga e acessórios especializados para serviços de emergência agrícola e uso industrial.
Outra opção é o motor híbrido, como opcional. A Mercedes-Benz está oferecendo um sistema de assistência elétrica que fornece torque adicional e melhora a eficiência de combustível.
Mercedes-Benz Unimog é um veículo para todo terreno desde de 1948
O Mercedes-Benz Unimog combina robustez comprovada com alta tecnologia, disso ninguém tem dúvidas. Isso ocorre porque o caminhão nasceu de uma forte demanda.
Ou seja, em 1945, a Segunda Guerra Mundial havia acabado de terminar. E a Alemanha estava completamente destruída. Máquinas industriais e de agricultores alemães trabalharam incansavelmente na tentativa de reconstruir o país.
Em tempos difíceis, Albert Friedrich, um ex-engenheiro da Daimler Benz, estava trabalhando em um trator para modernizar a indústria agrícola alemã. Assim, fornecer aos agricultores uma alternativa mecânica mais parruda e confiável para substituir seus tratores obsoletos. Afinal, na devastação do pós-guerra os veículos mostraram seus atributos. Outros, nem tanto.

Publicidade
Seja como for, o modelo desenvolvido por Friedrich era capaz de trabalhar duro nos campos. Mas também transportar os produtos agrícolas em estradas públicas. Isso porque o modelo é equipado com tração 4×4. Ou seja, capaz de atravessar rios e terrenos difíceis.
Assim, nasceu o Mercedes-Benz Unimog. Uma mistura de trator e caminhão. E essas primeiras unidades atingiam uma velocidade de 50 km/h. Incrível para o padrão da época, se tratando de um veículo de trabalho.
Unimog chegou para atender a agricultura
Inicialmente, ele foi desenvolvido apenas como um veículo agrícola, já que após a guerra a Alemanha foi proibida de fabricar veículos militares. O Unimog sob a condição de que seu uso não fosse para fins militares. Assim, em 1948 que este modelo foi apresentado pela primeira vez ao público profissional na feira de transporte de Frankfurt.
Inicialmente o Unimog também foi usado como veículo de apoio no serviço de bombeiros, bem como na reparação e construção de rodovias. Em razão disso, o utilitário despertou o interesse das empresas. Entre elas, a de serviço dos correios. Isso porque o veículo acessava os locais mais inóspitos.
A primeira geração tinha cabine fechada. E em razão de toda sua robustez e qualidades técnicas, o modelo acabou ganhando versões militares. E vários países, incluindo os da América Latina, compraram o modelo.
Publicidade
Publicidade