Notícias

Mercedes-Benz testa elétrico eActros 400 no Brasil; autonomia impressiona

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz rodou de São Bernardo do Campo ao Rio de Janeiro com uma única carga, mantendo 30% da bateria ao fim do trajeto

Redação

30 de jul, 2025 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz testa eActros 400 entre São Paulo–Rio com 422 km de autonomia
eActros 400
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz testa eActros 400 entre São Paulo–Rio com 422 km de autonomia

A Mercedes-Benz do Brasil atingiu um marco relevante ao concluir o primeiro teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400 movido a bateria. O modelo percorreu os 442 km entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ), pela Via Dutra, com uma única carga e ainda chegou ao destino com 30% da bateria disponível.

Assim, esse desempenho reforça a viabilidade do eActros 400 para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Com peso bruto total de 19.200 kg e carga líquida de 6.200 kg, o caminhão registrou uma média de consumo de 0,70 kWh/km e manteve velocidade média de 63 km/h.

VEJA MAIS:

Segundo o vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, “o eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a cruzar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga. Assim atingindo a maior autonomia registrada no Brasil por um modelo elétrico”.

Nova fase da eletromobilidade no Brasil

Seja como for, com o êxito do teste, a Mercedes-Benz dá início a uma nova etapa da eletromobilidade no País. Ainda em 2025, a marca inicia testes operacionais com frotistas brasileiros utilizando os modelos eActros 400, eActros 300 e o caminhão leve Fuso eCanter, todos com emissão zero.


Esses testes ocorrem em parceria com empresas de diferentes setores, como Braspress (logística), Coca-Cola Femsa (bebidas), RD Saúde (varejo farmacêutico) e Suzano (celulose). Além da AGL (guinchos), Marimex (logística), Ypê (produtos de limpeza) e Expresso Nepomuceno (transporte).

De acordo com Ferrarez, a iniciativa marca o início de uma era tecnológica e sustentável para a Mercedes-Benz no Brasil. Além disso, a empresa pretende expandir o uso de caminhões elétricos validados em mercados exigentes como Europa e Ásia. "Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte desse protagonismo sustentável", completa o executivo.

Experiência com ônibus elétricos impulsiona avanço em caminhões

Mercedes-Benz testa eActros 400 entre São Paulo–Rio com 422 km de autonomia
O eActros traz uma boa lista de equipamentos a bordo, incluindo sistemas de segurança - Fotos: Mercedes-Benz

A expertise da Mercedes-Benz com ônibus elétricos no transporte coletivo urbano serviu como base para o desenvolvimento da linha de caminhões elétricos. Modelos como o eO500U e, em breve, o e-articulado eO500UA, já fazem parte da estratégia de eletrificação da marca no Brasil.

Além disso, o time global de eletromobilidade da Daimler Truck está alinhado com as equipes brasileiras para acelerar o processo de implementação da tecnologia nos veículos comerciais.


Desempenho e tecnologia a favor da logística sustentável

Projetado para o transporte interurbano de médias e pesadas cargas, o eActros aceita diferentes configurações de carroceria. Entre elas baú seco, refrigerado ou porta-pallets. Assim, a proposta é atender operações em setores como móveis, alimentos, eletrodomésticos, bem como e-commerce e centros de distribuição.

Para isso, a Mercedes-Benz disponibiliza três versões para testes. O seja, duas plataformas 6x2 com baterias de 336 kWh e 448 kWh e um cavalo-mecânico 4x2 com 336 kWh. Os rígidos suportam até 27 toneladas de PBT. Enquanto a versão cavalo-mecânico atinge 40 toneladas de CMT.

O modelo eActros 400 utiliza quatro baterias de 112 kWh, totalizando 448 kWh, com autonomia entre 220 e 400 km. O carregamento rápido das baterias pode ser feito em até 1h15, utilizando tecnologia NMC (níquel, manganês e cobalto), que garante maior densidade energética.

Potência, segurança e conforto na condução

Ademais, no trem de força, o eActros traz dois motores elétricos integrados a um eixo eletrificado, gerando potência contínua de 330 kW (442 cv) e máxima de 400 kW (536 cv). A transmissão de duas marchas garante desempenho equilibrado e eficiência energética. Durante a condução, o sistema de freio regenerativo permite recuperar energia durante a frenagem, reaproveitando-a para a tração.

O interior da cabine prioriza ergonomia e tecnologia. Entre os recursos, estão painel digital com informações de carga e regeneração, multimídia touch, botão start/stop, volante multifuncional e suporte para celular.


Além disso, o modelo conta com sistemas avançados de segurança. Ou seja, MirrorCam (retrovisores por câmeras), ABA5 (frenagem automática), ASA (alerta de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP, controle de faixa, freio eletrônico de estacionamento e faróis com controle inteligente.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião