A Mercedes-Benz fez importantes atualizações nos caminhões Atego, Actros e Arocs. As novidades vão ser apresentadas ao público durante a edição de 2024 da Fenatran. A maior feira do setor de transporte da América Latina vai de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
Começando pelo segmento de semipesados, o destaque é o Atego 1719. O modelo, que faz sucesso em operações de transporte de bebidas, ganhou suspensão a ar, denominada Full Air, tanto no eixo dianteiro quanto no. Com isso, o modelo pode fazer o chamado ajoelhamento, para facilitar a carga e descarga.
VEJA TAMBÉM
Volkswagen Caminhões projeta vender 15% mais na Fenatran 2024
Iveco estuda nova geração do Cursor 13 para o S-Way no Brasil
Volvo lidera caminhões semipesados e Mercedes-Benz supera VW
Publicidade
Novidades do Mercedes-Benz Actros
Além disso, a Mercedes-Benz apresenta o Actros Evolution. Entre as novidades está a suspensão metálica para as versões com tração 4x2 e 6x2. O sistema é de série na configuração 6x4. Segundo a marca, o objetivo é atender uma nova demanda dos transportadores, que vêm migrando para o caminhão 6x2 para rodar com o implemento 4º eixo.
Assim, a ideia é oferecer o produto sobretudo para clientes do agronegócio, que consideram a suspensão metálica mais robusta para encarar terrenos acidentados. Conforme o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, a suspensão pneumática continua disponível para toda a linha Actros. A metálica, por sua vez, é oferecida nas versões 2045, 2548 e 2553.
Além disso, o Actros Evolution traz bateria de alta ciclagem de 230 Ah e capacidade de recarga mais rápida. Outra novidade é o filtro coalescente, com maior capacidade de filtrar o ar comprimido, e o novo compressor de ar nos motores OM 460, que, segundo a marca, é mais eficiente que o anterior.
De acordo com a Mercedes-Benz, essas inovações podem reduzir em até 33% a necessidade de parada para manutenção. "O Actros Evolution conta ainda com nova identidade visual. Bem como nova grade pintada, além, é claro, dos faróis de LEDs, que agora vêm de série”, diz Ferrarez.
Arocs 4051 8x4 para o setor madeireiro
Além disso, a linha 2025 de caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz passa a contar com o Arocs 4051 8x4. Trata-se de uma opção do tipo plataforma, disponível sob demanda e destinada ao setor madeireiro. O modelo pode vir com cabine leito, bem como escapamento vertical e kits de proteção.
A Mercedes-Benz também apresentou o Arocs 3353 destinado ao segmento canavieiro. O modelo tem motor OM 471 de 530 cv de potência e pode receber cabine leito com teto baixo.
Aposta na Fenatran
De acordo com Ferrarez, há boas expectativas em relação à Fenatran deste ano. Logo, ele aposta que o volume de vendas será maior que o da edição anterior, de 2022. Todavia, o executivo não revela a as metas da Mercedes-Benz para o evento.
Seja como for, o bom volume de negócios não será baseado apenas na venda de produtos, mas também de serviços. Um bom exemplo é o plano de manutenção flexível, no qual o cliente paga apenas o que rodar. Em outras palavras, a parcela mensal é baseada na quilometragem percorrida pelo caminhão.