Ao assumir o volante da nova Mercedes-Benz Sprinter Street 317, a primeira sensação é de leveza. A direção com assistência elétrica garante manobras precisas e sem esforço, algo essencial no uso urbano, onde a van encara ruas estreitas, tráfego intenso e docas de carga com facilidade. Do mesmo modo, graças ao novo motor, circula com desenvoltura em trechos rodoviários de curtas distâncias.
Conforme a Mercedes-Benz, agora o motor é o OM654 CDI 2.0 turbodiesel. O novo quatro-cilindros gera 170 cv de potência às 3.800 rpm e 40,8 mkgf de torque às 1.700 rpm. Ou seja, houve aumento de 13,3% na potência, que era de 150 cv, e de 27,5% no torque (antes eram 32 mkgf).
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Na prática, esses números se traduzem em arrancadas vigorosas, ultrapassagens seguras e fôlego extra que faz a diferença seja no trânsito urbano ou em rodovias. Para quem passa o dia inteiro a bordo da Mercedes-Benz Sprinter, isso contribui para reduzi o esforço físico e aumentar a produtividade.
O câmbio manual de seis velocidades é macio e tem marchas bem escalonadas. Além disso, a alavanca posicionada no painel frontal libera espaço para que dois ocupantes viajem com mais conforto ao lado do motorista. No mesmo sentido, contribuem os comandos à mão, o que reduz o risco de distração e facilita a condução.
Tração traseira e boa posição de dirigir
A tração no eixo traseiro é outra boa vantagem. Sobre pisos irregulares, a Sprinter transmite firmeza ao motorista, sem muitos solavancos. Essa característica também amplia a sensação de segurança ao volante e facilita o controle do veículo.

A versão com teto alto e chassi longo, como a avaliada pelo Estradão, garante visão privilegiada ao motorista. Assim como a posição elevada, que se traduz em maior segurança no trânsito urbano. Colabora com isso o retrovisor bipartido, que reduz os ponto cegos e facilita a visualização de veículos menores no entorno.
Vale destacar que a Sprinter 317 avaliada tem 5.886 mm de comprimento e distância entre os eixos de 3.665 mm. Conforme a Mercedes-Benz, a capacidade de carga útil é de 1.567 kg. Há também uma versão extra longa. Ou seja, com comprimento 6.696 mm e entre-eixos de 4.325 mm.
Cabine moderna tem soluções de conectividade
Na cabine do furgão da Mercedes-Benz, todos os comandos ficam próximos ao volante. Além disso, a Sprnter 317 traz recursos de conectividade e conforto. É o caso do sistema multimídia MBUX com tela de 10,25", que espelha aplicativos de smartphones e facilita o dia a dia do motorista.
Além disso, no volante multifuncional dá para acionar o controle automático de velocidade. Outras facilidades são os vidros e retrovisores elétricos e com aquecimento, que reduzem o risco de embaçamento. Vale ressaltar que todos esse itens são de série.
Segurança e eficiência no transporte urbano
A Mercedes-Benz Sprinter Street 317 traz um pacote amplo de soluções eletrônicas voltadas à segurança. Assim, entre os destaques há controle eletrônico de estabilidade adaptativo, assistente automático de frenagem, de partida em rampa. Bem como auxílio em caso de vento lateral e alerta de risco de fadiga.
Além disso, o furgão tem tanque de diesel de 71 litros e de 22 litros para Arla32. Assim, garante boa autonomia para operações urbanas. Segundo a Mercedes-Benz, o furgão pode rodar 740 km sem precisar reabastecer.

Ficha Técnica
Mercedes-Benz Sprinter Street 317 Furgão 2025/26
Item | Dados |
---|---|
Motor | OM654 CDI 2.0 turbodiesel, 4 cilindros |
Potência | 170 cv a 3.800 rpm |
Torque | 40,8 mkgf a 1.700 rpm |
Câmbio | Manual, 6 marchas |
Tração | Traseira |
Direção | Assistência elétrica |
Comprimento | 5.886 mm |
Entre-eixos | 3.665 mm |
Peso Bruto Total (PBT) | 3.500 kg |
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) | 5.500 kg |
Carga útil | 1.567 kg |
Velocidade máxima | 138 km/h |
Tanques | 71 litros (diesel) + 22 litros (Arla32) |
Suspensão dianteira | Independente, molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo rígido, molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |
Freios | A disco nas quatro rodas; ventilados na dianteira |
Itens de série | Multimídia MBUX com tela de 10,25”, volante multifuncional, controle automático de velocidade, retrovisores e vidros elétricos, air bags dianteiros, limpadores de para-brisa com acionamento automático, faróis de neblina, luzes de freio adaptativas, alarme e fechamento central |