A Mercedes-Benz comemora em 2025 os 30 anos da Sprinter, um dos modelos mais icônicos do segmento de veículos comerciais leves. A marca alemã lançou a primeira geração do veículo em 23 de janeiro de 1995 para substituir suas antigas vans, como a MB 100 e a T1, fabricadas desde os anos 1970.
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Para marcar a data, a montadora promove uma série de celebrações, incluindo uma exposição especial no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, onde estão em exposição a primeira geração da Sprinter, o modelo atual e a versão elétrica, a eSprinter. A ação faz parte da campanha "Um Ícone por 30 Anos", que destaca o impacto do modelo no segmento de vans.
Primeira van da Mercedes-Benz a ter um nome
Quando a Sprinter estreou na Alemanha, um fato chamou a atenção: o veículo recebeu um nome, em vez de uma composição de códigos alfanuméricos, como é comum nos produtos da Mercedes-Benz. A primeira geração tinha versões chassi, carroceria plana ou basculante, com cabine dupla ou simples, além de opções de furgão e vans de passageiros com teto baixo ou alto.
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Há 30 anos, a van já trazia freios a disco em todas as rodas e com ABS, equipamentos ainda pouco usados em modelos comerciais daquela época. A primeira Sprinter também incluía diferencial de freio automático, cintos de segurança ajustáveis em altura e fivelas de cinto presas ao banco como itens de série, além de oferecer airbag para o motorista como opcional.
A primeira geração da Sprinter chegou ao Brasil em 1997 para substituir o modelo MB 180, que vinha da Espanha. Além disso, a Mercedes-Benz passou a produzir o novo modelo em El Palomar, na Argentina, o que facilitou a exportação de mais veículos para o mercado brasileiro.
Segunda geração focou na redução de consumo
Em 2006, a segunda geração trouxe novas opções de carroceria, mais recursos de segurança e a tecnologia BlueEFFICIENCY, um conjunto de soluções focadas em reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. A linha inda ganhou novidades como as três opções de distância entre eixos, quatro comprimentos de carrocerias e três alturas de teto. De acordo com a Mercedes-Benz, a atual versão de maior capacidade transportava até 5,5 toneladas de carga.
A introdução do conceito BlueEFFICIENCY, a partir de 2009, incluiu uma transmissão de seis marchas otimizada e o sistema automático de partida e parada. Em 2013, a Sprinter ganhou o Crosswind Assist, sistema de assistência à direção em situações de vento lateral forte.
Sprinter entra na era dos veículos elétricos
A terceira geração da Sprinter, lançada em 2018, passou por uma importante reformulação. A Mercedes-Benz revisou o design, adotando um formato mais aerodinâmico que combina com os carros da marca. A empresa também introduziu uma nova opção com tração dianteira. Além disso, para marcar o salto de qualidade, a van ganhou o opcional do MBUX, o sistema conectividade presente nos carros da Mercedes-Benz.
Acompanhando a tendência da eletrificação, a Mercedes-Benz lançou, em 2019, a eSprinter com motorização 100% elétrica. Esta opção, aliás, estreou recentemente no Brasil com preços a partir de R$ 540 mil. Conforme dados da montadora, o modelo elétrico oferece opções de bateria de 81 kWh e 113 kWh e tem autonomia de até 478 quilômetros.
De acordo com o fabricante, a Sprinter alcançará neste ano o marco de cinco milhões de unidades produzidas. Atualmente, a Mercedes-Benz produz a Sprinter na Alemanha, nos Estados Unidos e na Argentina, de onde ela envia os modelos para o Brasil desde a primeira geração da série.