A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil alcançou, no mês de agosto, o marco de 200 mil vans vendidas no Brasil. De acordo com a fabricante, esse número inclui a linha Sprinter e sua antecessora, a MB 180, que estreou no Brasil há 30 anos. Atualmente, a marca fabrica a família Sprinter na Argentina. São quatro configurações: van de passageiros, furgão, furgão vidrado e chassi com cabine.
- VEJA MAIS:
- Volkswagen lança novo caminhão Constellation para construção civil
- Feira dos cegonheiros deve gerar R$ 500 mi em negócios
- Volvo recebe pedido de 300 caminhões elétricos na Europa
Além disso, a marca dispõe de 64 possibilidades de aplicação baseadas nas versões 315 Street, 417 e 517 da Sprinter. Segundo o presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans, entre os destaques da linha estão a confiabilidade e versatilidade. "Nossa tradição é marcada por uma combinação de durabilidade, tecnologia avançada e desempenho que atende tanto ao setor de transporte de passageiros, veículos de resgate e de cargas”, afirma.
De acordo com a fabricante, a Sprinter de passageiros tem diferentes tamanhos e variadas capacidades para ocupantes, servindo para transporte escolar, turismo, traslados e fretamento, por exemplo. Por outro lado, as variantes furgão e chassis com cabine atendem principalmente às áreas de distribuição urbana e de transporte de carga.
Publicidade
Vans da Mercedes-Benz no Brasil
Além disso, a Mercedes-Benz oferece a Sprinter Street. Essa variante pode ser guiada por motoristas com CNH de categoria B, a mesma para automóveis. A Mercedes-Benz foi pioneira no Brasil a oferecer opções na categoria Large Vans. Ou seja, de veículos comerciais com peso bruto total (PBT) de 3,5 e 5 toneladas. Inicialmente, a MB 180 vinha da Espanha. Lançada na Alemanha, em 1995, veio ao País até 1997.
Na Europa, a MB 180 substituiu a série TN, oferecida naquele mercado desde 1977. Porém, em 1997 a Mercedes-Benz renomeou o modelo comercial para Sprinter, o que fez dela o primeiro utilitário da marca a ter um nome próprio. Essa designação continuou sendo usada na segunda geração, lançada em 2012, e no modelo atual, que estreou em 2019.
Conforme a marca, a Sprinter é um dos unitários com mais opções de equipamentos do segmento. Nesse sentido, vem de série, por exemplo, com itens como controle eletrônico de estabilidade (ESP) adaptativo, assistente de partida em rampa, auxílio ativo de frenagem, alerta de fadiga do motorista e câmera na traseira, entre outros.