O Mercedes-Benz LS-1935 foi primeiro sucesso da marca no segmento de caminhões pesados no Brasil. O modelo, antecessor dos consagrados Axor e Actros, foi vendido no mercado brasileiro de 1990 a 1998. Durante esse período, seus emplacadas superaram as 19 mil unidades.
Apenas nos três primeiros anos no mercado, as vendas do Mercedes-Benz LS-1935 cresceram 126%. O ótimo resultado surpreendeu até mesmo os executivos da empresa no Brasil.
O LS-1935 tinha motor MB OM-447 LA de seis cilindros em linha. A potência era de 354 cv a 2.100 rpm e o torque de 158 mkgf era entregue entre 1.100 e 1.600 rpm.
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Entre as novidades, o motor tinha cabeçotes individuais e juntas feitas de metal. Além disso, os bicos injetores eram instalados na parte externa. O câmbio manual era ZF 16 S 130 e tinha 16 velocidades.
Para os padrões da época, a potência e o torque do motor eram considerados muito bons. A cabine "bicuda" também era um grande diferencial. Até hoje o Mercedes LS-1935 é considerado por muitos caminhoneiros como um dos mais bonitos modelos de todos os tempos.
A cabine era outro destaque do caminhão pesado. A cama da versão cabine-leito tinha 2 metros de comprimento e 78 cm de largura.
Mercedes-Benz LS-1935 tinha PBT de 16 t
O caminhão que tinha peso bruto total (PBT) de 16 toneladas. Com isso o modelo podia atender necessidades de transporte de médias e longas distâncias rodoviárias.
Seu peso bruto total combinado (PBTC) era de 45 toneladas. A capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.
Com esses números, o Mercedes LS-1935 disputava compradores com modelos consagrados à época. Entre os concorrentes estavam caminhões do Scania e Volvo com capacidades similares. .
Com o lançamento do LS-1935, a Mercedes-Benz passou a ter participação no segmento mais concorrido do Brasil. De janeiro a novembro deste ano, por exemplo, a participação dos pesados nas vendas no mercado brasileiro passa de 54%.
Sucessor do Mercedes-Benz LS-1935
Em 1998 o Mercedes-Benz LS-1935 foi substituído pelo LS-1938. Entre os destaques do novo cavalo-mecânico estava o motor eletrônico. Embora fosse um bom produto, o modelo produzido até 2005 não obteve o mesmo sucesso de vendas do antecessor.
Em 2000, a Mercedes-Benz lançou uma série especial do LS-1938 nas cores verde, amarelo, azul e branco. O modelo, feito para celebrar os 500 anos do Brasil, recebeu um adesivo alusivo ao aniversário do País no pára-lamas.
A versão de topo tinha itens como ar-condicionado, rodas de alumínio, espelhos retrovisores com acionamento elétrico e freio a disco nas quatro rodas. Além disso havia o freio-motor Top Brake.
Foram produzidas 200 unidades. A série especial do LS-1938 era vendida com desconto em relação a tabela e opções de pagamento por meio do Consórcio Nacional Mercedes-Benz, operações de leasing, CDC e crédito pelo Finame.