A Mercedes-Benz mostrou dois caminhões elétricos nesta segunda-feira (4) na Fenatran, em São Paulo (SP), que passarão por testes no Brasil a partir de 2025. São eles o modelo leve Fuso eCanter e o médio eActros 300, desenvolvidos para operações urbanas e interurbanas.
- VEJA MAIS:
- Diesel com nanotecnologia promete reduzir em 50% as emissões de poluentes
- VWCO oferece freio retarder para os caminhões pesados Meteor
- Brabus Big Boy 1200 é um motorhome com inspiração esportiva
Segundo informações da empresa, o primeiro é produzido na Ásia e em Portugal, sendo vendido com a marca Fuso, que faz parte do Grupo Daimler. O outro é a versão elétrica do Actros da Mercedes-Benz oferecido também no Brasil. Conforme executivos da companhia, o cavalo-mecânico virá nas versões eActros 300 e eActros 400.
Ao todo, a montadora vai trazer ao Brasil 15 caminhões elétricos para avaliações. Serão cinco modelos da linha eActros e 10 exemplares do Fuso eCanter. De acordo com a Mercedes-Benz, diversas empresas testarão os veículos, como as transportadoras Braspress e Expresso Nepomuceno, Coca-Cola, a produtora de celulose Suzano, entre outras.
Publicidade
"O nosso cliente vai fazer parte da solução. Através das ferramentas de Inteligência Artificial do Fleetboard, dos nossos engenheiros na fábrica e da operação dos clientes, vamos juntos testar o melhor TCO (custo total de operação) para os caminhões elétricos no Brasil, aprendendo as necessidades de infraestrutura, recarga e manutenção, a durabilidade e a experiência dos motoristas com a eletrificação", disse Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças e serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Novo Accelo
Além disso, no estande da Mercedes-Benz na Fenatran estão os novos Accelo 917, Accelo 1117 e Accelo 1417 6x2. Pela ordem, esse caminhões têm peso bruto total (PBT) de nove toneladas, 11 t e 14 t. Segundo a marca, todos mantém o mesmo motor da gama anterior. Ou seja, o OM 924 LA com potência de 163 cv e torque de 62 mkgf.
Porém, há novo mapa eletrônico de injeção e melhorias no sistema de gerenciamento do pós-tratamento de gases. Como resultado, a empresa informa que o consumo de diesel é até 3% menor. Além disso, os caminhões podem ter câmbio manual ou automatizado, ambos de seis marchas e fornecidos pela Eaton.
Actros com nova suspensão
A Mercedes-Benz também levou à Fenatran a linha 2025 dos caminhões extrapesados Actros. Um dos destaques da nova gama é a suspensão metálica para os modelos Actros 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Conforme a fabricante, o componente garante maior estabilidade aos veículos, sobretudo em atividades que exigem maior robustez.
Os caminhões da família Actros agora incluem uma nova bateria de alta ciclagem, com 230 Amperes e recarga mais rápida, segundo a fabricante. Além disso, os caminhões da série têm filtros coalescentes no sistema de ar comprimido com maior poder de filtragem, bem como novo compressor de ar nos motores OM 460. Com isso, há redução de até 33% do consumo de diesel, bem como aumento nos prazos para paradas de manutenção preventiva.
Novo Arocs 4051 8x4
Na linha de caminhões extrapesados fora-de-estrada, a novidade da Mercedes-Benz exposta na Fenatran é o Arocs 4051 8x4. Concebido para o setor madeireiro, o modelo também pode receber cabine leito para atuar em operações de longas distâncias.
Atego 1719 Full Air
Outra novidade da Mercedes-Benz na Fenatran deste ano é o Atego 1719 Full Air, com suspensão pneumática nos dois eixos. De acordo com o fabricante, o caminhão com essa configuração é ideal para transportar cargas sensíveis, como bebidas.
Serviço
Fenatran 2024
Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo.
Quando: Dia 04/11, das 16h às 21h; Dias 05 a 08/11, das 13h às 21h.
Entrada gratuita, requer credenciamento no site da feira.