Notícias

Mercedes-Benz lança site de venda de caminhões, ônibus e vans

Site da Mercedes-Benz focado em vendas de caminhões, ônibus e vans novos e usados, além de peças e serviços, inclusive financeiros, como financiamento e consórcio, começa a funcionar no próximo sábado, sábado (23)

Andrea Ramos

20 de mai, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz lança plataforma virtual para vendas de caminhões, ônibus e vans
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz lança plataforma virtual para vendas de caminhões, ônibus e vans

A Mercedes-Benz terá um site focado em vendas de caminhões, ônibus e vans. A novidade, batizada de Showroom Virtual Star Online, começa a funcionar no próximo sábado (23), às 10h. A "inauguração" será marcada por uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Mercedes-Benz Caminhões.

Por meio do site, será possível comprar caminhões, ônibus e a linha de comerciais leves Sprinter. Haverá uma área na plataforma dedicada exclusivamente a modelos usados, a Selectrucks. A Mercedes-Benz é a primeira marca de veículos comerciais do Brasil a oferecer esse tipo de serviço.

Também será possível adquirir peças e serviços. E contratar produtos do setor financeiro por meio do banco e do consórcio da Mercedes-Benz.


Publicidade

Vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini aposta fortemente na nova plataforma. De acordo com ele, a empresa vem estudando maneiras de vender veículos de forma online há bastante tempo.

Há dois anos a fabricante vem atuando nesse sentido com a Assobens, a associação dos concessionários da Mercedes-Benz no Brasil. A ideia é que o projeto entrasse no ar apenas em 2023. A pandemia, que vem sendo combatida por meio de isolamento social, fez com o lançamento fosse antecipado.

“Estamos lançando o projeto em um momento difícil. O objetivo é atender às crescentes demandas por negócios feitos pela internet", afirma Leoncini. "Já temos uma fábrica 4.0 e um produto 4.0. Agora lançamos a rede 4.0."


O vice-presidente da Mercedes-Benz diz que o perfil do cliente que faz compras pela internet é bastante particular. Segundo ele, inicialmente quem irá aderir ao serviço são os "mais antenados", que precisam  tomar decisões rápidas.

O objetivo do Showroom Virtual Star Online é estabelecer um canal de venda digital entre os clientes e os concessionários da marca. Para total segurança, o ambiente da nova plataforma tem acesso via login e senha, iniciando com um pré-cadastro para validação dos dados.

O próprio sistema direciona o cliente para as concessionárias próximas. Em seguida o cliente entrará em uma "sala de negócios" onde terá acesso a todos os produtos disponíveis. Nessa área será possível realizar encontros virtuais com o vendedor, esclarecer eventuais dúvidas e dar andamento à negociação.


"É uma disruptura. Sabemos que atualmente o cliente utiliza a internet para obter informações. Agora abrimos uma porta por meio da qual ele poderá ser atendido em todas as suas necessidades", diz Leoncini.

Interação com o Showroom de usados da Mercedes-Benz

Cerca de 80% dos negócios com usados da SelecTrucks começam de maneira virtual. De modo geral, o cliente vê o veículo no site e depois entra em contato com a loja. A partir daí, dá prosseguimento ao negócio.

No novo Showroom Virtual Star Online, toda a negociação poderá ser feita de modo online. Por meio da nova plataforma também será possível ofertar caminhões.


A nova solução foi desenvolvida pela startup MobiAuto. A Mercedes-Benz definiu os padrões da ferramenta e o catálogo de produtos. E ficará responsável pela administração dos cadastros para direcionamento à rede de concessionárias.

O concessionário ficará responsável por administrar o estoque de veículos disponível na loja virtual. E também por todo o processo de relacionamento com o cliente que utilizar esse canal.

Deixe sua opinião