A Mercedes-Benz Trucks revelou oficialmente o eArocs 400, versão 100% elétrica do seu caminhão voltado ao transporte de materiais em áreas urbanas. O modelo fez sua estreia mundial na feira Bauma 2025, realizada entre 7 e 13 de abril em Munique, na Alemanha. Trata-se da primeira versão eletrificada do Arocs, desenvolvido para aplicações na construção civil.
- VEJA MAIS:
- DAF lança novos caminhões que aceitam até 100% de biodiesel
- Mercedes-Benz lança linha Sprinter com motor mais potente
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
De acordo com o fabricante, por ser um caminhão de zero emissão e baixo nível de ruído, o eArocs 400 pode circular sem restrições em zonas urbanas. A marca planeja iniciar as vendas do novo modelo no primeiro semestre de 2026 e realizar as primeiras entregas no terceiro trimestre do mesmo ano.
Inicialmente, a fabricante pretende produzir 150 unidades do novo caminhão elétrico por ano para os mercados da UE30, grupo de 30 países que integram iniciativas da União Europeia no setor automotivo. Além disso, a Mercedes-Benz oferecerá o veículo em versões de 32 e 41 toneladas, com configuração 8x4 e quatro opções de entre-eixos. As aplicações abrangem betoneiras e caminhões basculantes.

"Com o novo eArocs 400 estamos trazendo a eletrificação para a indústria da construção. No entanto, é crucial que os formuladores de políticas promovam o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e criem as condições necessárias para a operação desses veículos”, disse Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks.
eArocs 400 tem autonomia de até 240 quilômetros
O eArocs 400 compartilha componentes com o eActros 600, incluindo baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). O novo caminhão elétrico da Mercedes-Benz traz dois conjuntos de baterias com capacidade total de 414 kWh. Conforme dados do fabricante, esse nível energético permite uma autonomia de 200 quilômetros para a versão betoneira e 240 quilômetros na variante com caçamba basculante. Ainda de acordo com a montadora, por meio de carregadores de até 400 kW é possível repor de 20% a 80% da energia do sistema em 45 minutos.

O modelo também adota um motor central com potência contínua de 517 cv e pico de 612 cv, com uma transmissão de três marchas. Além disso, a Mercedes-Benz manteve os eixos planetários usados na versão a diesel do Arocs, preservando a capacidade off-road tradicional da série.
Os engenheiros da marca alemã projetaram a estrutura do veículo para suportar as exigências do setor da construção, com itens como para-choque reforçado, proteção metálica dos faróis e lanternas traseiras em suportes metálicos. A Mercedes-Benz também incorporou ao eArocs 400 sistemas de assistência à condução, como o Active Brake Assist 6, o Sideguard Assist 2 e o Front Guard Assist, que, segundo o fabricante, aumentam a segurança em cenários urbanos e em canteiros de obras.