Notícias

Mercedes-Benz lança motores BlueTec 6 para atender Proconve P8

Os motores BlueTec 6 dos caminhões Mercedes-Benz são menos poluentes que os anteriores e reduzem o consumo de diesel em até 8%

Andrea Ramos

24 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Tecnologia BlueTec 6 é a aposta da Mercedes-Benz para atender a P8
Tecnologia BlueTec 6 é a aposta da Mercedes-Benz para atender a P8
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Tecnologia BlueTec 6 é a aposta da Mercedes-Benz para atender a P8

Conforme adiantado pelo Estradão, a Mercedes-Benz aposta na BlueTec 6, nome de sua nova plataforma de motores, para atender o Proconve P8. Ou seja, a nova fase do programa brasileiro de controle de emissões de poluentes, equivalente ao Euro 6. Assim, a tecnologia combina quatro sistemas. Ou seja, catalisador de oxidação (DOC), filtro de partículas (DPF), redução catalítica seletiva (SCR) e catalisador de amônia (ASC).

Como resultado, a atuação conjunta desses componentes reduz os níveis de emissões de poluentes dos novos caminhões. No caso do Proconve P8, isso significa 80% menos de óxido de nitrogênio (NOx) e 50% menos material particulado (MP). Assim como 72% menos de hidrocarbonetos (HC).

Além disso, a tecnologia BlueTec 6 inclui o novo sistema on board diagnostics (OBD). Trata-se de um dispositivo de gerenciamento eletrônico. Ele monitora os módulos do motor e câmbio. E averigua se o funcionamento está correto.


Publicidade

Novos Mercedes-Benz consomem até 8% menos

Os novos caminhões da Mercedes-Benz contam ainda com sistema atualizado de alerta ao motorista. Ou seja, avisos no painel informam se houver algum problema no veículo. No entanto, o recurso ganhou 350 novas informações. Para comparação, nos caminhões atuais são 150.

Além disso, se o caminhão apresentar uma falha severa, a velocidade é limitada a 20 km/h de forma automática. Segundo a área de engenharia da Mercedes-Benz, com as novas soluções os veículos podem atender os limites de emissões mesmo após sete anos de uso. Em outras palavras, estamos falando de cerca de 700 mil km rodados.

Novidades estarão na Fenatran

Como resultado das atualizações, os novos caminhões consomem até 8% menos combustível que os atuais. Além disso, na comparação com modelos com 18 anos de uso a emissão de poluentes pode ser até 35 vezes menor.


Assim, no caso dos novos motores do Accelo, por exemplo, a potência cresceu 5%. Colabora com os bons resultados de consumo as novas transmissões. A G70, por exemplo, de seis velocidades e produzida pela Mercedes-Benz, tem versões manual, com trambulação a cabo, e automatizada. A embreagem com o auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.

De acordo com a fabricante, as novidades estarão na Fenatran. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, ocorre de 7 a 11 de setembro, na zona sul da capital paulista. Para profissionais do setor, o evento é grátis.

Deixe sua opinião