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Mercedes-Benz eActros elétrico e autônomo Atego estão na Fenatran

Mercedes-Benz apresenta caminhão 100% elétrico, bem como modelo que roda sem motorista e nova linha de motores mais potente e econômica

Andrea Ramos

07 de nov, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz
Crédito:Foto: Andrea Ramos

A Mercedes-Benz mostra o eActros pela primeira vez no Brasil. O caminhão 100% elétrico, que pode rodar até 400 km, é um dos destaques da marca na Fenatran 2022. Além disso, a empresa apresenta um Atego 1730 autônomo. Bem como um Actros feito para mulheres, a partir de sugestões colhidas durante o programa A Voz Delas.

Mercedes-Benz Atego 1730 autônomo vai atuar em operação confinada; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Segundo a Mercedes-Benz, o eActros ainda não está à vanda no País. "Trouxemos para mostrar o que a gente tem e iniciar a discussão sobre infraestrutura", diz o vice-presidente da empresa no Brasil, Roberto Leoncini. De acordo com o executivo, um dos maiores desafios para a implementação de caminhões elétricos no País é a rede de recarga.


Por sua vez, sobre o Atego autônomo Leoncini diz que se trata de um sistema de nível 4. Ou seja, o caminhão pode rodar sem nenhuma interferência de motorista. De acordo com o executivo, o caminhão vai ser utilizado pela Ypê. Assim, vai fazer a coleta de produtos em áreas confinadas dentro da empresa.

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Mercedes-Benz cor-de-rosa

Além disso, a Mercedes-Benz mostra na Fenatran um Actros desenvolvido a partir do program A Voz Delas. Ou seja, trata-se de um caminhão desenvolvimento a partir de sugestões feitas por ela. Como resultado, o modelo tem itens como banheiro, porta-bicicleta e penteadeira. Com isso, a marca espera atender as principais necessidades das motoristas, bem como de mulheres que viajam com seus maridos.

Por ora, a marca não informou os preços desses equipamentos. Nem se e/ou quando o Actros A Voz Delas vai ser oferecido ao mercado. Além do caminhão, a Mercedes-Benz pretende oferecer o mesmo tipo de solução para seus ônibus. Outros destaques da marca são os motores atualizados.


Motores Euro 6

Mercedes-Benz lança novos motores Euro 6 na Fenatran; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Mercedes-Benz aposta na BlueTec 6, nome de sua nova plataforma de motores, para atender as regras do Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, entra em vigor em 2023. De acordo com informações da empresa, a novidade combina quatro sistemas. Ou seja, catalisador de oxidação (DOC), filtro de partículas (DPF), redução catalítica seletiva (SCR) e catalisador de amônia (ASC).

Como resultado, a atuação conjunta desses componentes reduz os níveis de emissões de poluentes dos novos caminhões. No caso do Proconve P8, isso significa 80% menos de óxido de nitrogênio (NOx) e 50% menos material particulado (MP). Assim como 72% menos de hidrocarbonetos (HC).


Além disso, a tecnologia BlueTec 6 inclui o novo sistema on board diagnostics (OBD). Trata-se de um dispositivo de gerenciamento eletrônico. Ele monitora os módulos do motor e câmbio. E averigua se o funcionamento está correto.

Novos Mercedes-Benz consomem até 8% menos

Os novos caminhões da Mercedes-Benz contam ainda com sistema atualizado de alerta ao motorista. Ou seja, avisos no painel informam se houver algum problema no veículo. No entanto, o recurso ganhou 350 novas informações. Para comparação, nos caminhões atuais são 150.

Além disso, se o caminhão apresentar uma falha severa, a velocidade é limitada a 20 km/h de forma automática. Segundo a área de engenharia da Mercedes-Benz, com as novas soluções os veículos podem atender os limites de emissões mesmo após sete anos de uso. Em outras palavras, estamos falando de cerca de 700 mil km rodados.


Novidades estarão na Fenatran

Como resultado das atualizações, os novos caminhões consomem até 8% menos combustível que os atuais. Além disso, na comparação com modelos com 18 anos de uso a emissão de poluentes pode ser até 35 vezes menor.

Assim, no caso dos novos motores do Accelo, por exemplo, a potência cresceu 5%. Colabora com os bons resultados de consumo as novas transmissões. A G70, por exemplo, de seis velocidades e produzida pela Mercedes-Benz, tem versões manual, com trambulação a cabo, e automatizada. A embreagem com o auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.

Mercedes-Benz
Plataforma BlueTec 6 combina quatro tecnologias para reduzir as emissões; Foto: Andrea Ramos/Estadão

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