A Mercedes-Benz começou a exportar chassis de ônibus 0 500 RSD 6x2 e 0 500 RS 1945 4x2 para países da região andina. Conforme a empresa, os dois modelos vão atuar no transporte rodoviário. Bem como em operações de fretamento.
Aliás, servirão especificamente aos segmentos de mineração e turismo. Por isso, a Mercedes-Benz informa que testou as duas versões em condições rigorosas de altitudes e de temperatura tanto no Brasil quanto no Peru, Chile e México.
LEIA MAIS
Publicidade
Caminhões Volvo e VWCO dominam o ranking de vendas no Brasil
Exame toxicológico para motoristas é constitucional, diz STF
Desconto para caminhões e ônibus não decola e tem ação de golpista
Conforme e Mercedes-Benz, nos dois modelos o motor é o OM 460 de 12,9 litros. O seis-cilindros em linha recebeu atualizações e ficou mais potente. Assim, é similar ao que equipa o caminhão Actros. Vale lembrar que esses veículos atendem as regras de emissões locais. Ou seja, equivalentes às do Euro 5.
Ônibus Mercedes-Benz são feitos em SP
Por sua vez, a transmissão é automatizada de 12 velocidades fornecida pela ZF. Além disso, pode receber sistema de freio auxiliar. Seja como for, a Mercedes-Benz cita como principais vantagens o menor consumo de combustível. Além disso, há baixo nível de ruído, boa oferta de torque e menor custo de manutenção.
Os dois modelos de chassis de ônibus rodoviários são feitos na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). Aliás, a planta tem conceito de indústria 4.0. Com isso, a linha inaugurada em 2020 teve o tempo de produção reduzido em cerca de 12%.