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Mercedes-Benz eSprinter elétrico tem até 500 km de autonomia e deve vir ao Brasil em 2024

Segunda geração da Mercedes-Benz eSprinter chega à Europa com maior autonomia e, embora a marca não tenha revelado quando, já confirmou a vinda do carro ao Brasil

Andrea Ramos

24 de jan, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz eSprinter chega em nova versão na Europa
Mercedes-Benz eSprinter chega em nova versão na Europa
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz eSprinter chega em nova versão na Europa

A Mercedes-Benz lança em fevereiro a nova geração do eSprinter. Porém, as vans e furgões elétricos renovados chegam primeiro ao mercado europeu. Como destaque. a distância percorrida entre as recargas de bateria é de até 500 km. Segundo a marca, trata-se da maior autonomia do segmento. Embora a marca não confirme, o modelo deve chegar ao Brasil até o início de 2024.

Para isso, o time de engenharia da marca fez testes entre as cidades de Stuttgart e Munique, na Alemanha. Ou seja, no percurso de ida e volta, com distância de 475 km, não foi preciso recarregar as baterias da e-Sprinter. Além disso, os carros chegaram ao destino com eletricidade suficiente para garantir mais 20 km de autonomia.

De acordo com a Mercedes-Benz, o consumo médio de energia foi de 21,9 kWh por 100 quilômetros. Um técnico da TÜV Süd, empresa especializada em ensaios técnicos de certificação, participou da viagem. Portanto, o resultado foi confirmando por meio de auditoria independente.


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Novo eSprinter tem três pacotes de baterias 

Vale dizer que o e-Sprinter não teve moleza. Ou seja, rodou em situação real de uso, na velocidade máxima permitida na pista. Além disso, o modelo da Mercedes-Benz encarou tráfego na cidade e estrada, inclusive de terra. Bem como em local com altitude de 785 metros acima do nível do mar.

Ademais, é preciso levar em conta que rodovias oferecem o pior cenário possível para veículos elétricos. Afinal, além de precisar de mais energia para manter altas velocidades, os recursos de recuperação de eletricidade, como a frenagem regenerativa, são pouco utilizados.

O novo eSprinter pode ter até três baterias, como no carro que fez os testes. O modelo era da versão furgão alongada e com teto alto. Conforme a Mercedes-Benz, o objetivo era comprovar a eficiência do utilitário mais pesado da linha. 


Linha e-Sprinter no Brasil

Segundo a marca alemã, a nova linha e-Sprinter está disponível em várias configurações. Assim, há versões van, furgão e chassi-cabine. Bem como opções com capacidade de carga e distância entre os eixos diferentes para cada uma delas.

Mercedes-Benz eSprinter chega em nova versão na Europa
Mercedes-Benz/Divulgação

Até a publicação desta reportagem os preços não haviam sido revelados. Porém, na Europa a linha anterior tinha tabela entre € 64 mil e € 74 mil. Isso dá cerca de R$ 350 mil e R$ 420 mil, na conversão direta, sem taxas.


A nova Mercedes-Benz e-Sprinter será lançada em seguida em mercados como Estados Unidos e Canadá. A produção na fábrica de Charleston, na Carolina do Sul (EUA), começa no segundo semestre. A Mercedes-Benz Vans já confirmou que trará o modelo ao Brasil, Porém, não informou quando isso deve ocorrer. A expectativa é de que as vendas comecem entre o fim deste ano e o início de 2024.

Iveco e Ford já têm vans elétricas no País

Vale lembrar que durante a Fenatran, no fim de 2022, Iveco e Ford apresentaram seus elétricos e-Daily e e-Transit, respectivamente. Por ora, as duas linhas estão sendo avaliadas por empresas de transporte. Com isso, as marcas querem avaliar rotas e padrões de recarga e entender as necessidades do setor.

Portanto, as vendas para o consumidor final ainda não começaram. Seja como for, a estreia comercial dos dois modelos no Brasil deve ocorrer até 2024. Segundo a Ford, a eTransit tem autonomia de 300 km. De acordo com a Iveco, a eDaily pode roda até 400 km entre as recargas.


Na Europa, o modelo da Ford parte de € 45 mil, ou cerca de R$ 250 mil, na conversão direta. Por sua vez, a Iveco não revelou o preço da e-Daily. Na Europa, o modelo tem as mesmas opções da linha com motor a diesel vendida no Brasil. Ou seja, com peso bruto total (PBT), de 3,5 toneladas a 7,2 t.

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