A Mercedes-Benz Cars & Vans lança no Brasil a eSprinter. Segundo a marca alemã, a opção elétrica da linha Sprinter tem autonomia de 478 km nas versões furgão e van e de 329 km no caso do chassi-cabine. Vale lembrar que esse número refere-se à norma WLTP, utilizada na Europa. De acordo com a fabricante, trata-se da maior autonomia do segmento entre os modelos disponíveis no País.
Nesse sentido, a marca cita como rivais da eSprinter modelos como a Iveco eDaily, cuja autonomia é de 300 km. Oferecida nas versões chassi-cabine e furgão, a concorrente tem peso bruto total (PBT) de 4,2 toneladas a 7,2 t. Além disso, a Mercedes-Benz vai disputar vendas com a Ford eTransit, nas versões furgão e chassi-cabine, com PBT de 3,5 t a 4,2 t. Esta tem autonomia de até 317 km.
VEJA TAMBÉM
CEO da Braspress diz que Brasil pode ter 'apagão logístico'
Vale-Pedágio eletrônico para caminhões será obrigatório a partir de janeiro; veja o que muda
Mercedes-Benz vende 480 ônibus para o transporte coletivo de BH
Publicidade
Segundo a marca alemã, a eSprinter é o primeira modelo do segmento no Brasil a oferecer uma van de passageiros com motor elétrico. No mesmo sentido, a Mercedes-Benz informa que seus veículos têm preço competitivo. A tabela da eSprinter parte de R$ 482,9 mil, enquanto a da eDaily é de R$ 549 mil e a da eTransit, R$ 542 mil.
Mercedes-Benz eSprinter tem PBT de 3,5 t a 4,25 t
Conforme a Mercedes-Benz, os modelos elétricos da linha eSprinter têm PBT de 3,5 t a 4,25 t. Alén disso, há opções com pacotes de baterias de 81 kWh e 113 kWh. Dessa forma, a autonomia entre as recargas e a capacidade de carga varia de acordo com o tipo de uso. Assim como no portfólio com motor a diesel, a eSprinter tem opções de distância entre os eixos de 3.665 mm e 4.325 mm, todas com teto alto.
De acordo com a marca, os principais componentes do trem de força da eSprinter são o motor e o eixo traseiro elétricos. O motor síncrono de ímã permanente (PSM) pesa cerca de 130 kg, gera potência de 150 kW, equivalentes a 200 cv, e torque de 41 mkgf. Além disso, há versões de carroceria de 5.392 mm a 6.697mm de comprimento. A capacidade de reboque é de até 1,5 tonelada.
Outro destaque da eSprinter é a mais recente versão do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), o sistema de conectividade da marca. O recurso, que já é oferecido nos automóveis da marca, também passa a equipar a linha de utilitários elétricos. Conforme a empresa, há funcionalidades como comandos ativados por voz e conexão com celulares sem uso de cabo.
Sistemas de segurança
Em relação à segurança, a eSprinter traz vários dispositivos eletrônicos. Entre eles, há o assistente ativo de frenagem (ABA), que atua de forma automática em situações de emergência. No mesmo sentido, há alertas de ponto cego e de fadiga do motorista. Bem como sensor de pressão dos pneus, faróis de LEDs e câmera na traseira.
O pacote de itens de conforto e conveniência também é amplo. Assim, há espelhos retrovisores com rebatimento automático e banco do motorista com aquecimento. Já as três opções de modos de condução permitem ajustar as respostas e privilegiar o desempenho ou o consumo de energia. Ou seja, no "Comfort", o foco é a maior entrega de potência e torque.
Por outro lado, o "Economic" garante maior eficiência, enquanto o "Maximum Range" reduz ainda mais a potência do motor e limita o uso de itens como o ar-condicionado. Dessa forma, o objetivo é ampliar ao máximo a autonomia. A frenagem regenerativa também contribui para isso, por meio de quatro níveis de intervenção.
Mercedes-Benz e WEG têm parceria
No Brasil, a marca alemã fez parceria com a WEG para fornecimento de sistemas de recarga para a eSprinter. Conforme a gerente de produto da Mercedes-Benz, Aline Rapassi, há quatro tipos de carregadores, sendo dois para redes elétricas de corrente contínua e dois para corrente alternada.
De acordo com ela, o comprador é livre para escolher a opção que melhor atenda o tipo de operação e frota. "Nessa parceria, o cliente também contará com condições especiais (para a compra do equipamento)”, diz.
Seja como for, o carregador a bordo da eSprinter tem potência máxima de 11 kW. Porém, para reduzir o tempo de recarga, é possível utilizar carregadores de até 50 kW disponíveis em estações de recarga rápida. Como resultado, dá para repor de 10 a 80% da capacidade das baterias em 93 minutos.
Segundo a Mercedes-Benz, a produção da eSprinter na Alemanha teve início em 2019. Atualmente, a linha está na segunda geração. No Brasil, o modelo já pode ser adquirido em 14 concessionárias da marca nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.