Na noite das "Estrelas do Ano" que ocorreu na segunda-feira (16), no IAA Transportation, o corpo de jurados elegeu o Mercedes-Benz eActros o Caminhão Internacional do Ano (ITOY). Dessa forma, o cobiçado troféu no setor de transporte foi entregue à CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, pelas mãos do presidente do júri, Gianenrico Griffini.
O novo veículo elétrico a bateria (BEV) do fabricante alemão se destacou frente à concorrência deste ano pelo "Oscar dos caminhões". O eActros disputou com a gama Aero da Volvo Trucks, também elétrico, que ficou em segundo lugar na votação do prêmio internacional. A terceira posição foi para o trator BEV Iveco S-eWay. Assim, de forma inédita no prêmio, os três primeiros colocados do ITOY foram para veículos elétricos.
VEJA TAMBÉM
Entre os caminhões semipesados Volvo lidera e Volkswagen domina
Iveco apresenta o eMoovy em parceria com a Hyundai no IAA 2024
Scania 2025 é flagrado em testes e vem ao Brasil na Fenatran
Publicidade
No entanto, está foi a segunda vez que um caminhão elétrico ganhou o ITOY, que remonta a 1977. No ano passado, o Volvo FH Electric foi o primeiro caminhão BEV a conquistar o prêmio.
Seja como for, na lista de candidatos ao ITOY deste ano, cinco dos sete concorrentes indicados a final eram caminhões com motorização elétricos.
Transição enérgica na indústria de caminhões
De acordo com as regras do International Truck of the Year (ITOY), o júri atribui o prêmio anualmente ao veículo lançado nos últimos 12 meses que mais contribui para a eficiência no transporte rodoviário. Dessa forma, a classificação baseia-se numa série de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança e dirigibilidade. Outros pontos analisados são a eficiência energética, desempenho ambiental e custo total de propriedade (TCO).
Vencedor do ano, o novo Mercedes-Benz eActros 600 utiliza dois motores elétricos no eixo traseiro, conectados a uma transmissão automática de quatro marchas. De acordo com o fabricante, o conjunto entrega 536 cv continuamente e pode alcançar picos temporários de 804 cv. O caminhão conta três conjuntos de baterias com capacidade combinada de 621 kWh, que permitem um alcance de rodagem de aproximadamente 520 quilômetros, segundo o fabricante.
O eActros 600 também se destaca pela aerodinâmica avançada, com a parte frontal pronunciada e desenhada conforme a nova linguagem visual dos caminhões Mercedes-Benz. Além disso, esse novo design reduz em 9% a resistência do ar em torno do veículo comparado ao modelo anterior do Actros.
“A Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 como um caminhão elétrico desde o início. Essa decisão produziu um caminhão de última geração. Ou seja, capaz de realizar uma ampla gama de tarefas de longo curso”, diz Gianenrico Griffini.
Sobre o ITOY
O jornalista especializado britânico Pat Kennett criou o International Truck Of The Year (ITOY) em 1977. Atualmente, o prêmio conta com a participação de 24 jurados especializados das principais publicações do setor de transportes, com uma distribuição total de mais de um milhão de leitores em toda a Europa.
Neste ano, o ITOY ampliou o grupo de jurados com especialistas de outros países. Assim, passaram a integrar o júri representantes da Austrália, África do Sul, China, Índia, Irã, Israel, Japão, Malásia, Nova Zelândia e Brasil, representado pelo Estradão.