A Amazon iniciou neste mês a operação de caminhões pesados elétricos Mercedes-Benz eActros 600 no Reino Unido. No início deste ano, a empresa encomendou mais de 200 unidades do modelo para suas frotas na Alemanha e no Reino Unido. Até o momento, este foi o maior pedido de caminhões elétricos já recebido pela fabricante alemã.
- VEJA MAIS:
- BYD apresenta nova geração de ônibus elétricos, mas sem previsão no Brasil
- Volvo é pioneira ao aplicar sistema stop/start em caminhões pesados
- Inteligência artificial combate o roubo de carga, mas também representa riscos
De acordo com a Amazon, os caminhões elétricos serão utilizados em operações rodoviárias de média distância na Europa, conectando centros de distribuição e triagem, bem como postos de entrega em países da região. A companhia já testou o caminhão nessas funções em programas de testes e colaborou no desenvolvimento do caminhão elétrico pesado da Mercedes-Benz.
Conforme a empresa, em um primeiro momento, 140 unidades do eActros 600 vão atuar a partir do Reino Unido e outras 50 na Alemanha. A Amazon estima que esses caminhões transportem cerca de 300 milhões de encomendas por ano.

eActros 600 pode rodar mais de 1.000 km por dia
Em produção seriada desde o início deste ano, o eActros 600 é um cavalo-mecânico elétrico com tração 4x2 capaz de rodar até 500 quilômetros entre as recargas. O número “600” em seu nome faz referência à capacidade das baterias de fosfato de ferro-lítio, que passam de 600 kWh. De acordo com dados da Mercedes-Benz, o modelo tem Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 40 toneladas.
Conforme a marca, em carregadores CCS de alta capacidade, com até 400 kW, é possível repor de 20% a 80% das baterias em cerca de 30 minutos. Com essa infraestrutura, a fabricante indica que o eActros 600 pode percorrer mais de 1.000 quilômetros por dia. Além disso, o caminhão pode utilizar estações do tipo MCS, ainda mais potentes. No entanto, por ora esse sistema só está disponível em ambientes de teste.

O Mercedes-Benz eActros 600 tem dois motores elétricos localizados no eixo traseiro, conectados a uma transmissão automática de quatro marchas. De acordo com a fabricante, o conjunto gera o equivalente a 536 cv de potência contínua e pode alcançar picos temporários de 804 cv.
Atualmente, o eActros 600 é produzido na planta do grupo Daimler Truck em Wörth, na Alemanha, juntamente com os outros modelos elétricos da linha.