O Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico da marca alemã, vai ser lançado no Chile ainda em 2025. De acordo com a fabricante, trata-se de seu caminhão elétrico pesado de maior autonomia. Com isso, o Chile será o primeiro país da América Latina a receber o cavalo-mecânico, de acordo com o diretor-geral do Regional Center Daimler Latina, Jens Burger.
Conforme o executivo, a primeira empresa da região a receber o Mercedes-Benz eActros 600 será a Sotraser Transportes. Segundo ele, o modelo será utilizado em operações de transporte intermunicipais. Além da Sotraser, outras transportadoras chilenas vão testar o novo caminhão elétrico.
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Seja como for, a investida da Mercedes-Benz na região não se limita ao eActros 600. Além dele, a marca trará as opções eActros 300 e eActros 400 na versão cavalo-mecânico. Vale lembrar que desde 2023 a Daimler oferece caminhões elétricos no Chile.
Porém, o primeiro não foi um Mercedes-Benz, mas um Fuso eCanter. Em seguida, chegaram os eActros 300 e eActros 400 em versões rígidas. De acordo com Burger, a negociação foi feita diretamente com a empresa na Alemanha. De todo modo, os modelos não receberam nenhum tipo de adaptação ou ajuste para atuar no país vizinho.
Chile 'inaugura' Mercedes-Benz eActros 600 na América Latina
Segundo a Mercedes-Benz, a opção pelo Chile tem a ver com as metas ambiciosas de redução de emissões previstas pelo governo local. Ou seja, até 2035 o país prevê eletrificar 100% de sua frota de transporte público e de veículos leves novos.
Em seguida, tem como meta estender a regra para máquinas pesadas do setor de mineração e também da agricultura. Entretanto, o objetivo de ter 10%% dos veículos de transporte de carga eletrificados é para 2045. Seja como for, as vendas de caminhões elétricos no país são mínimas.

Em outras palavras, em 2024 foram emplacadas apenas 80 unidades no país. Desse total, 15, ou 18,75% são modelos de marcas da Daimler. Segundo Burger, o mais procurado é o eCanter. "A maior demanda por caminhões elétricos ainda está no transporte urbano, como ocorre em quase todo o mundo", diz. Porém, ele afirma que há desafios importantes pela frente.
Conforme Burger, a falta de infraestrutura de recarga é o principal. De acordo com o executivo, os operadores do país ainda estão se adaptando aos veículos elétricos. Assim, compram uma ou duas unidades para testes.
Seja como for, há também empresas que, além de atender metas de redução de emissões, utilizam esses caminhões como ferramenta de marketing. Segundo o executivo, a falta de incentivos fiscais do governo também limita o avanço das vendas.
Ônibus elétricos
Entretanto, no segmento de transporte coletivo os veículos elétricos vão muito bem no Chile. Conforme Burger, o país é o segundo maior mercado de ônibus elétricos urbanos fora da China. Assim, a frota deve pular das atuais 2.500 unidades para 6 mil até o fim de 2025.
Portanto, a Mercedes-Benz, de olho nesse mercado, oferece o chassi eO500U. De acordo com Burger, os clientes têm se mostrado bastante satisfeitos com o modelo. Embora os veículos tenham carroceria feita pela brasileira Caio, têm desenho e soluções adaptados às demandas locais.