A Mercedes-Benz Trucks celebra a estreia mundial, programada para 10 de outubro, do eActros 600, caminhão 100% elétrico a bateria. E direcionado às operações de transporte de longa distância. Por isso, conta com autonomia de 500 km. Assim, a fabricante deu a primeira mostra de como vai ser o caminhão produzido em série. Pelas imagens, já se percebe que o desenho difere do protótipo que hoje roda em testes.
Do mesmo modo, traz uma alusão de como pode ser a identidade visual da família de pesados elétricos da marca. Ou seja, linhas mais futuristas e um desenho mais aerodinâmico caracterizam a aparência do Mercedes-Benz eActros 600.
VEJA TAMBÉM
Caminhões elétricos Mercedes-Benz e Fuso estão perto do Brasil
Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás patinam no Brasil
Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas
Publicidade
Como é o motor elétrico do Mercedes-Benz eActros
Três baterias fornecem ao eActros 600 uma capacidade total de mais de 600 kWh. Por isso, o número 600 está no nome. Além disso, dois motores elétricos, um em cada eixo, geram potência de 400 kW (o equivalente a 536 cv). Além de um pico de mais de 600 kW (800 cv).
As baterias são de fosfato de ferro e lítio. Ou seja, que se caracterizam, segundo a Mercedes-Benz, pela longa vida útil. Essas baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido em menos de 30 minutos.
Caminhão elétrico eActros 600 chega em outubro
A Mercedes-Benz Trucks também produzirá variações do eActros. Dentre elas, opções de tração e versões trator e rígida. O eActros 600 será feito na fábrica de Wörth, na Alemanha. Ou seja, em paralelo e de maneira flexível aos caminhões a diesel.
Seja como for, o eActros, que também chamado Long Haul (longo alcance), apareceu pela primeira vez ao mercado, em setembro do ano passado no Salão de Hannover (IAA), na Alemanha. Logo em seguida, entrou em testes com clientes europeus. No Brasil, por enquanto, não há previsão de lançamento do novo caminhão elétrico. Mas é certo que ele chegará aqui.