O mercado de caminhões leves registrou 7.485 unidades entre janeiro e outubro de 2025, considerando os 10 modelos mais emplacados. Mercedes-Benz e Volkswagen continuam no topo, consolidando modelos que há anos lideram as operações urbanas e de distribuição.
Todavia, o avanço da chinesa Foton trouxe um novo ritmo ao segmento. Assim, criando uma competição mais ampla e pressionando outros modelos das marcas tradicionais.
- VEJA MAIS:
- Venda de caminhões supera 92 mil unidades em 2025
- Volkswagen apresenta o seu primeiro caminhão exclusivo para exportação
- Viajamos no Mercedes-Benz O500U, o mais forte da América Latina
Além disso, os números revelam um mercado consistente, mesmo em um cenário econômico que ainda exige cautela das empresas de transporte. Ademais, a disputa fica mais acirrada com a chegada de novos players focados em custo-benefício e robustez operacional.
Mercedes-Benz Accelo 1017 e VW Delivery 9.180 seguem como pilares do segmento
O Mercedes-Benz Accelo 1017 confirmou sua soberania. O modelo acumulou 3.039 unidades, assegurando 40,6% de participação. Ou seja, quase o dobro do segundo colocado. Logo atrás, o Volkswagen 9.180 registrou 1.711 vendas, o que representa 22,86% do mercado.
Esses dois caminhões continuam como referência entre transportadoras e operadores urbanos. Além disso, combinam versatilidade, oferta robusta de rede e forte presença em frotas de distribuição. Dessa forma, seguem como escolhas naturais para empresas que buscam disponibilidade e pós-venda consolidado.
Foton cresce e já incomoda marcas tradicionais
Ainda que Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões concentrem mais de 60% das vendas, a Foton mostra evolução constante. O Aumark S 715 atingiu 180 unidades, enquanto o Aumark S 916 chegou a 90 vendas até outubro. Juntos, somam 3,6% do mercado.

Embora os números ainda sejam modestos, a curva de crescimento demonstra que a Foton já atrai frotistas interessados em custo reduzido, garantia ampliada e menor complexidade mecânica. Afinal, o trem de força é ZF e Cummins.
Todavia, a Foton enfrenta desafios importantes, como expansão de rede e fortalecimento da confiança no pós-venda. Mesmo assim, a marca conquista espaço mês a mês. E deixa claro que pretende disputar posições mais altas nos próximos ciclos.
Perspectivas para o fim de 2025
Com números sólidos e alta concentração em poucos modelos, o mercado leve deve fechar 2025 praticamente estável. Nesse sentido, o segmento acumula 8,12% de participação até outubro. No mesmo período em 2024 respondia por 8,38% de presença.
Ranking dos caminhões leves mais vendidos em outubro (com acumulado no ano)
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 168 (3.039)
- VW 9.180 – 133 (1.711)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 124 (943)
- Iveco Tector 9-190 – 47 (372)
- Mercedes-Benz Accelo 917 – 85 (351)
- Iveco Daily 65-170 – 17 (276)
- Foton Aumark S 715 – 15 (180)
- VW 6.170 – 16 (115)
- Foton Aumark S 916 – 11 (90)
- JAC IEV1200T – 3 (73)
Fonte: Fenabrave